Mia Morete /VIVA Instituto Verde Azul

#VIVABaleiasGolfinhosecia 17/03/2020

O RETORNO DAS BALEIAS ÀS ÁREAS DE ALIMENTAÇÃO

A Geórgia do Sul é o principal local de alimentação de diversas espécies de baleias do Atlântico Sul, que devido a intensa caça, que massacrou mais de 176.000 baleias em 60 anos, apresentava uma escassez na presença desses animais.

Um projeto liderado pelo British Antarctic Survey realizou expedições para a região, com o objetivo de identificar a presença e quantidade de baleias na área de alimentação.

Financiado pelo Darwin Initiative, EU BEST, South Georgia Heritage Trust, Friends of South Georgia Island e World Wildlife Fund, o projeto envolve mais de 40 pesquisadores, de nove países diferentes, e é liderado por duas mulheres, Dra. Jen Jackson, da British Antarctic Survey, e Dra. Emma Carroll, da Universidade de Auckland, Nova Zelândia.

Resultados preliminares das expedições indicam que as baleias-jubarte são uma realidade constante na região, e a estimativa da população local (cerca de 20.000 baleias) é bastante semelhante a estimativa obtida pelos pesquisadores brasileiros na área de reprodução.

As baleias-azuis, criticamente ameaçadas e avistadas pouquíssimas vezes em outras expedições na região, surpreenderam em 2020. Foram 55 animais avistados, sugerindo que a Georgia do Sul continua sendo uma importante área de alimentação para a espécie.

Baleias-franca também foram avistadas, mas em quantidades bem menores. Pesquisadores procuram entender se esta espécie tem preferência por alguma outra região de alimentação acompanhando duas baleias-franca via satélite (é possível acompanha-las pelo site https://www.bas.ac.uk/project/south-georgia-right-whale-project/south-georgia-right-whale-project-whale-tracking/ ).

Após beirarem a extinção, e depois de 30 anos de pesquisas e esforços pela conservação das gigantes dos mares, esses dados trazem uma grande esperança em relação a recuperação das espécies.

Fonte: https://www.bas.ac.uk/media-post/return-of-the-whales-to-south-georgia/

#VIVABaleiasGolfinhosecia

#VIVAMamíferosAquáticos

#VIVAInstitutoVerdeAzul

Ir para o topo