Ralph Sadaka

#VIVABaleiasGolfinhosecia 6/09/2019

A LÂMPADA QUEIMOU! COMO DESCARTAR CORRETAMENTE?

Entender a importância das características de cada material que compramos é muito importante na hora de descarta-lo.

As lâmpadas que usamos diariamente em nossas casas, podem trazem grandes danos ao meio ambiente, se não descartada corretamente. Elas possuem substâncias como mercúrio, que são encontradas na maioria das lâmpadas convencionais.

Com o objetivo de colaborar para o descarte sustentável e responsável deste tipo de resíduo, a rede de hipermercado Extra instalou coletores de lâmpadas em algumas de suas unidades.

A operação da primeira loja iniciou em agosto de 2017 e desde então, mais de 44 mil lâmpadas já foram coletadas, somando mais de 6.000 kg. Entre as lâmpadas permitidas para descarte estão as tubulares e as lâmpadas bulbos (compactas).

Os coletores são instalados pela empresa Reciclus, operadora logística, que as envia para a unidade de tratamento. Neste local é realizada uma triagem para separar os diferentes tipos de lâmpadas e materiais. Os vidros são quebrados e os materiais que compõe as lâmpadas – vidro, mercúrio, pó fosfórico e pinos de latão – são separados. Os resíduos passam por um processo de descontaminação, para que possam ser enviados para a reciclagem.

Cerca de 95% do material coletado é vidro que, após reciclado, pode ser transformado em novos vidros para uso não alimentar. Os pinos de latão podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais, e o pó fosfórico, já livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

Foto ilustrativa: Ralph Sadaka

Fonte:https://www.gpabr.com/pt/noticias-releases/sustentabilidade/extra-instala-coletores-para-descarte-de-lampadas-inutilizadas/

#VIVAsemLixo

#SextaSemPlástico

#VIVAInstitutoVerdeAzul

#VIVABaleiasGolfinhosecia

Ir para o topo