#VIVABaleiasGolfinhosecia 12/04/2019

ABROLHOS CORRE PERIGO

A região do Banco dos Abrolhos, que abriga o primeiro parque nacional marinho criado no Brasil, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, corre perigo!

O parque é berçário de diversas espécies marinhas, incluindo espécies ameaçadas de extinção como alguns peixes, aves marinhas, tartarugas marinhas e golfinhos. Possui a maior formação de recifes de corais do Atlântico sul, e abriga espécies endêmicas, como o coral-cérebro (encontrado somente nessa região).

Abrolhos é a mais importante área de reprodução das baleias-jubartes no Brasil. Lá, as jubartes dão a luz, amamentam os seus filhotes e se reproduzem.

Área importante que garante o sustento de muitas famílias que dependem do turismo e da pesca de animais que tiveram Abrolhos como berçário e hoje ocupam outras águas (fora da área do parque, onde a pesca é permitida).

E por que Abrolhos corre perigo?

O novo presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, autorizou o leilão de sete blocos de petróleo em regiões próximas ao arquipélago.

A preocupação não é em vão, tendo em vista que de acordo com uma reportagem publicada pelo jornal Estadão, “o presidente do Ibama teria decidido ignorar recomendações técnicas feitas pela equipe do próprio órgão de fiscalização ambiental e autorizar o leilão”.

Abrolhos não pode correr perigo. As consequências da atividade petrolífera como um todo, incluindo um possível acidente de derramamento de óleo nessa região, será um grande impacto não só ambiental, mas também social.

Não podemos permitir que isso aconteça!

Assinem a petição: https://bit.ly/2VDJUOg

Foto: Marina Leite Marques/ VIVA Baleias, Golfinhos e cia

#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVAAbrolhos
#AbrolhosVIVO

Ir para o topo