#VIVACiência 13/03/2020

ATRAÇÃO FATAL!

Já se sabe que o plástico é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois vem se acumulando nos oceanos a cada ano, e ameaçando a sobrevivência de diversas espécies.

Um estudo realizado pelo Dr. Joseph Pfaller e colaboradores, da Universidade da Flórida, procurou identificar e compreender os mecanismos sensoriais que levam as tartarugas marinhas a interagirem com o plástico nos oceanos.

Alguns estudos sugerem que os animais podem ser atraídos não só pela aparência do lixo ( no caso das tartarugas, sacolas plásticas aparentam ser águas-vivas), mas também pelo cheiro.

Um experimento foi conduzido com 15 tartarugas-cabeçudas (Caretta caretta) de cativeiro, que foram submetidas a 4 diferentes odores e tiveram seu comportamento observado.

As tartarugas cabeçudas responderam aos odores transportados pelo ar que emanam do plástico da mesma maneira que responderam aos odores alimentares.

Esses achados demonstram que as tartarugas marinhas detectam odores associados ao plástico marinho, o que aumneta a possibilidade de interações fatais entre os animais e o lixo plástico.

Saiba mais: https://www.cell.com/current-bi…/…/S0960-9822(20)30115-9.pdf

#VIVAsemLixo
#VIVACiência
#VIVAConsciente

Ir para o topo