Bolsa VIVA Juliana Molás

Juliana Molás foi uma pessoa que, em sua curta e intensa trajetória na Terra se dedicou aos animais e seres humanos com muito amor e respeito. Tinha uma incrível alegria de viver, permeada por uma profunda tristeza pelo desrespeito aos animais, destruição da natureza e injustiças. Juliana foi para vários locais do Brasil para conhecer as diferentes espécies de animais, ecossistemas e nossas diversas culturas.

Foi ativista do Greenpeace e do SeaShepherd.

Ju Molás era inspiradora, era doce, era sensível, era estudiosa, era guerreira! E mesmo entre suas batalhas contra o câncer, continuava seus trabalhos ambientais e sociais, espalhando luz, amor e respeito…

Aos 27 anos de idade deixou nosso Planeta, mas ficou eternizada no coração de todas as pessoas que a conheceram e em todas as sementinhas que plantou com seu trabalho.

Para homenageá-la, como uma forma de sempre nos lembrarmos das suas atitudes, dedicação e conquistas, e para incentivarmos pessoas a agirem como ela, o VIVA Baleias, Golfinhos e cia oferece a Bolsa “VIVA Juliana Molás”, um auxílio mensal a seres humanos do bem, éticos, que respeitam e amam os animais, estudantes de graduação ou pós-graduação como auxílio para desenvolver suas pesquisas.

EDITAL – Bolsa VIVA Juliana Molás: Edital encerrado!

Requisitos:

-Alunas de graduação ou pós-graduação;

-Trabalhos realizados com MAMÍFEROS AQUÁTICOS;

– Pesquisas realizadas NO BRASIL;

– Pesquisa com ANIMAIS de vida LIVRE;

-Ser VEGANA/ VEGETARIANA*.

Inscrições:

– Inscrição através do link: viva.bio.br/contato;

– Preencher o “Formulário De Contato”;

– No campo “Assunto”, colocar: BOLSA VIVA JULIANA MOLÁS;

– No campo “Mensagem”: Escrever uma breve apresentação sobre você, descrevendo seu curso, semestre, universidade, área do seu projeto (que pretende trabalhar ou já trabalha), título do seu projeto (se já existir), escrever porque você acha que deve ser contemplada com a Bolsa VIVA Juliana Molás 2020 e por último, citar alguma característica da Jú Molás que você mais se identifica.

Prazos:

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Documentos necessários:

– Carta de apresentação de professora(o) ou orientadora(o);

– Título e resumo do projeto;

– Certificado de matrícula na Universidade, ou documento que comprove vínculo com a Instituição.

– Mini CV ou link do currículo da Plataforma Lattes.

Seleção:

– A estudante selecionada deverá atender todos os requisitos para a vaga;

– As estudantes pré-selecionadas, participarão da uma segunda etapa, através de uma entrevista via Skype para que a finalista seja escolhida.

Benefícios:

Bolsa mensal no valor R$ 500,00 por mês, depositados em conta corrente da estudante até dia 10 de cada mês.

Inicio da bolsa: Janeiro de 2020.

Término da bolsa: Dezembro de 2020.

Contrapartida:

– Desenvolvimento do trabalho, conforme projeto apresentado;

– Enviar atualização mensal, incluindo as conquistas e os desafios relacionados ao seu projeto;

– Elaboração de um pequeno filme (1 minuto), contando sobre o seu projeto de pesquisa e falar sobre ser a contemplada na Bolsa VIVA Juliana Molás para ser divulgado em nosso site e mídias sociais (encaminhar o vídeo em janeiro 2020);

– Elaboração de um pequeno filme (1 minuto), contando o resultado ou o quanto seu projeto de pesquisa evoluiu e descrever o quanto o auxílio mensal da Bolsa VIVA Juliana Molás ajudou nesse ano de pesquisa e convidar as próximas candidatas 2021 (Encaminhar o vídeo em dezembro 2020);

– A possibilidade de elaborar mais vídeos para a divulgação da Bolsa VIVA Juliana Molás, ao longo do ano, ficará a critério da contemplada. Ela poderá ficar livre para apresentar /disponibilizar quantos vídeos, fotografias , textos e dados desejar, relacionados as atividades realizadas ao longo do ano, referente ao projeto apresentado;

– Utilização do nome da Bolsa VIVA Juliana Molás/logotipo do VIVA Baleias, Golfinhos e cia , nas apresentações (parciais ou final) do projeto, congressos,  banners e afins.

– Encaminhar o trabalho final para o VIVA Baleias, Golfinhos e cia  mesmo que termine após o período vigente da Bolsa VIVA Juliana Molás;

Para saber mais sobre a Ju Molás e a Bolsa VIVA Juliana Molás:

www.viva.bio.br/bolsa-viva-juliana-molas/   e  https://vimeo.com/300380913

*A Ju era vegetariana por amor e respeito aos animais e ao planeta. Os animais de produção são submetidos a extrema crueldade… Além disso, a pecuária é altamente devastadora dos nossos biomas, fauna, flora e causa grande impacto ambiental. Pela Ju, pelos animais e pelo planeta a Bolsa VIVA Juliana Molás é oferecida somente para vegetarianas/veganas!

Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2020:

Julia Cavalli Pierry: Aluna de mestrado

A contemplada da terceira edição Bolsa VIVA Juliana Molás, é a pesquisadora e estudante Julia Cavalli Pierry.

Julia tornou-se bióloga em 2017,  mas desde 2012 quando iniciou seu estágio no LAMAQ- Laboratório de Mamíferos Aquáticos, estuda e trabalha pela conservação destes animais e o ambiente em que vivem.

Atualmente, está finalizando o seu mestrado em Ecologia na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolve uma pesquisa comportamental com a população residente mais austral de Sotalia guianensis (Botos-cinza), intitulada “Respostas comportamentais do boto-cinza à presença de um potencial competidor/agressor”. Orientador: Prof. Fábio G. Daura Jorge

    Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2019:

    Yasmin Viana: Aluna de mestrado

    A contemplada da segunda edição Bolsa VIVA Juliana Molás, é a pesquisadora e estudante Yasmin Viana.

    Yasmin atualmente está cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolvendo sua pesquisa no Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (LABEC).

    Seu trabalho é na área de bioacústica com as espécies,Golfinho-de-risso (Grampus griseus), Golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) e Baleia-piloto-de-nadadeira-longa (Globicephala melas). Orientador: Dr. Artur Andriolo.

      Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2017-2018:

      Hew Barreto: Aluna de graduação

      Trabalho: Influência dos aspectos ambientais no repertório comportamental das diferentes categorias de grupos de baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) ao redor do Arquipélago dos Abrolhos durante as temporadas reprodutivas de 2015 e 2016.

      Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas, como requisito básico para a conclusão do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado). Orientador: Prof. Dr. Marcos Vinícius Carneiro Vital.

      Ir para o topo