Bolsa VIVA Juliana Molás

Juliana Molás foi uma pessoa que, em sua curta e intensa trajetória na Terra se dedicou aos animais e seres humanos com muito amor e respeito. Tinha uma incrível alegria de viver, permeada por uma profunda tristeza pelo desrespeito aos animais, destruição da natureza e injustiças. Juliana foi para vários locais do Brasil para conhecer as diferentes espécies de animais, ecossistemas e nossas diversas culturas.

Foi ativista do Greenpeace e do SeaShepherd.

Ju Molás era inspiradora, era doce, era sensível, era estudiosa, era guerreira! E mesmo entre suas batalhas contra o câncer, continuava seus trabalhos ambientais e sociais, espalhando luz, amor e respeito…

Aos 27 anos de idade deixou nosso Planeta, mas ficou eternizada no coração de todas as pessoas que a conheceram e em todas as sementinhas que plantou com seu trabalho.

Para homenageá-la, como uma forma de sempre nos lembrarmos das suas atitudes, dedicação e conquistas, e para incentivarmos pessoas a agirem como ela, o VIVA Baleias, Golfinhos e cia oferece a Bolsa “VIVA Juliana Molás”, um auxílio mensal a seres humanos do bem, éticos, que respeitam e amam os animais, estudantes de graduação ou pós-graduação como auxílio para desenvolver suas pesquisas.

EDITAL – Bolsa VIVA Juliana Molás: Aguarde abertura do edital para 2020!

Requisitos:

-Alunas(os) de graduação ou pós-graduação;

-Trabalhos realizados com MAMÍFEROS AQUÁTICOS;

– Pesquisas realizadas NO BRASIL;

– Pesquisa com ANIMAIS de vida LIVRE;

-Ser VEGANA(O) / VEGETARIANA(O)*.

Inscrições:

– Inscrição através do link: viva.bio.br/contato;

– Preencher o “Formulário De Contato”;

– No campo “Assunto”, colocar: BOLSA VIVA JULIANA MOLÁS;

– No campo “Mensagem”: Escrever uma breve apresentação sobre você, descrevendo seu curso, semestre, universidade, área do seu projeto (que pretende trabalhar ou já trabalha), título do seu projeto (se já existir) e por último, escrever porque você acha que deve ser contemplada(o) com a Bolsa VIVA Juliana Molás 2019.

Prazos:

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

Documentos necessários:

– Carta de apresentação de professora(o) ou orientadora(o);

– Título e resumo do projeto;

– Certificado de matrícula na Universidade, ou documento que comprove vínculo com a Instituição.

– mini CV ou link do currículo da Plataforma Lattes.

Seleção:

– A(O) estudante selecionada(o) deverá atender todos os requisitos para a vaga;

– As(os) estudantes pré-selecionadas(os), participarão da uma segunda etapa, através de uma entrevista via Skype para que a(o) finalista seja escolhida(o).

Benefícios:

Bolsa mensal no valor R$ 500,00 por mês, (depositados em conta corrente da(o) estudante até dia 10 de cada mês, a parcela de janeiro de 2019 será depositada juntamente com a parcela de fevereiro de 2019.

Inicio da bolsa: Janeiro de 2020.

Término da bolsa: Dezembro de 2019.

Contrapartida:

– Desenvolvimento do trabalho, conforme projeto apresentado;

– Enviar atualização mensal, incluindo as conquistas e os desafios relacionados ao seu projeto;

– Elaboração de um pequeno filme (1 minuto), contando sobre o seu projeto de pesquisa e falar sobre ser a(o) contemplada(o) na Bolsa VIVA Juliana Molás para ser divulgado em nosso site e mídias sociais (encaminhar o vídeo em janeiro 2019);

– Elaboração de um pequeno filme (1 minuto), contando o resultado ou o quanto seu projeto de pesquisa evoluiu e descrever o quanto o auxílio mensal da Bolsa VIVA Juliana Molás ajudou nesse ano de pesquisa e convidar as(os)  próximas(os) candidatas(os) 2020 (Encaminhar o vídeo em dezembro 2019);

– A possibilidade de elaborar mais vídeos para a divulgação da Bolsa VIVA Juliana Molás, ao longo do ano, ficará a critério da(o) contemplada(o). Ela(e) poderá ficar livre para apresentar /disponibilizar quantos vídeos, fotografias , textos e dados desejar, relacionados as atividades realizadas ao longo do ano, referente ao projeto apresentado;

– Utilização do nome da Bolsa VIVA Juliana Molás/logotipo do VIVA Baleias, Golfinhos e cia , nas apresentações (parciais ou final) do projeto, congressos,  banners e afins.

– Encaminhar o trabalho final para o VIVA Baleias, Golfinhos e cia  mesmo que termine após o período vigente da Bolsa VIVA Juliana Molás;

Para saber mais sobre a Ju Molás e a Bolsa VIVA Juliana Molás:

www.viva.bio.br/bolsa-viva-juliana-molas/   e  https://vimeo.com/300380913

*A Ju era vegetariana por amor e respeito aos animais e ao planeta. Os animais de produção são submetidos a extrema crueldade… Além disso, a pecuária é altamente devastadora dos nossos biomas, fauna, flora e causa grande impacto ambiental. Pela Ju, pelos animais e pelo planeta a Bolsa VIVA Juliana Molás é oferecida somente para vegetarianxs/veganxs!

Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2019:

Yasmin Viana: Aluna de mestrado

A contemplada da segunda edição Bolsa VIVA Juliana Molás, é a pesquisadora e estudante Yasmin Viana.

Yasmin atualmente está cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolvendo sua pesquisa no Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (LABEC).

Seu trabalho é na área de bioacústica com as espécies,Golfinho-de-risso (Grampus griseus), Golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) e Baleia-piloto-de-nadadeira-longa (Globicephala melas). Orientador: Dr. Artur Andriolo.

Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2017-2018:

Hew Barreto: Aluna de graduação

Trabalho: Influência dos aspectos ambientais no repertório comportamental das diferentes categorias de grupos de baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) ao redor do Arquipélago dos Abrolhos durante as temporadas reprodutivas de 2015 e 2016.

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas, como requisito básico para a conclusão do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado). Orientador: Prof. Dr. Marcos Vinícius Carneiro Vital.

Ir para o topo