Origem 2018-07-26T23:12:23+00:00

Origem

O VIVA Baleias, Golfinhos e cia nasceu do desejo de ensinar as pessoas sobre a beleza, inteligência e os mistérios das baleias, golfinhos e outros animais. Também da necessidade de divulgar as verdades, como esses animais são explorados, como sofrem para entretenimento e uso humano nos aquários e parques, como algumas populações estão sendo dizimadas, enredadas em redes de pesca, como os vários tipos de poluição afetam sua existência, como e por que ainda são caçados. A equipe VIVA Baleias, Golfinhos e cia acredita que as pessoas só se preocupam e cuidam daquilo que conhecem e admiram, logo, desta forma, podemos despertar a consciência ambiental nas pessoas, promovendo ações para preservar esses animais e seus habitats.

Foto: Baleia-jubarte Chifre-de-Boi / Mia Morete

O Chifre-de-Boi é uma baleia jubarte macho, que foi avistado diversas vezes em Abrolhos. Enquanto ele ficava no comportamento de “Exposição caudal” ele cantava. Esse nome vem da semelhança que sua caudal tem com a forma de um ”Chifre-de-boi”.

Fundadoras

O VIVA Baleias, Golfinhos e cia foi idealizado e criado por três biólogas apaixonadas pela vida marinha, especialistas em cetáceos: Daniela Abras, bióloga marinha formada pela UFRJ e mestre em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico da USP. Dani trabalhou por 2 anos no Instituto Baleia Jubarte, como pesquisadora, se dedicou intensamente e diariamente ao VIVA por 3 anos. Atualmente trabalha como guia de expedição na região da Antártica e em regiões tropicais ensinando, em tempo real, sobre as belezas e mistérios dos animais marinhos. Julia Dombroski teve uma breve participação na idealização do VIVA. E Maria Emilia Morete, a Mia, que continua fazendo parte da equipe.

Maria Emilia Morete (Mia) e Daniela Abras

Histórico do Logo

A imagem do logotipo do VIVA Baleias, Golfinhos e cia se originou na empresa Arim Componentes, para marcar o início dos trabalhos de gestão ambiental. Com o intuito de envolver todos os colaboradores e suas famílias, foi realizado um concurso de desenho entre os filhos dos funcionários, com a temática ambiental. A Arim Componentes disponibilizou o papel e uma caixa de lápis de cor para cada colaborador interessado em participar. O desenho escolhido foi realizado por uma menina de 6 anos, Gabriela A.M., de uma incrível sensibilidade e habilidade, representa uma nadadeira caudal de baleia e uma pessoa de braços abertos, simultaneamente!

Então foi criado o logo ambiental da empresa Arim Componentes:

Após alguns anos de gestão ambiental na empresa, o logo caiu em desuso e uma das fundadoras do VIVA
Baleias, Golfinhos e cia, que foi colaboradora da ARIM Componentes na época, solicitou a empresa o uso da
imagem para criação de uma organização ambiental, que se chamaria a princípio “Instituto Verde Azul”.

           

Foi então que na tentativa de criar o logo, brincando com a imagem da caudal e com a escrita da sigla “IVA”
(Instituto Verde Azul), visualizamos que formava a palavra V IVA! E assim nasceu o VIVA Baleias, Golfinhos e cia.

O logo do VIVA Baleias, Golfinhos e cia tem vida, tem baleia, tem golfinho, tem ser humano, tem mar, tem céu, tem exaltação, tem liberdade! Tem o nosso desejo de um mundo melhor para os seres humanos que virão, desejo de proteger os mamíferos aquáticos, seus habitats e todo nosso Planeta Terra de forma sustentável. Após 3 anos o logo do VIVA sofreu uma pequena alteração para facilitar a visualização e hoje em dia, a versão atual:

Ir para o topo