23/04/2020

Presença de compostos piretróides no tecido hepático de botos- cinza (Sotalia guianensis) – primeiro registro.


Os piretróides são compostos químicos sintéticos presentes em inseticidas e pesticidas, e é comum que os resíduos desses compostos se dispersem na natureza, podendo atingir ambientes aquáticos.

Os mamíferos marinhos têm sido utilizados como bioindicadores de contaminação nos ambientes marinho e costeiros, pois acumulam contaminação de suas cadeias tróficas e por possuírem uma elevada expectativa de vida, possuem uma maior exposição a contaminantes.

Os piretróides mostram um padrão de acumulação diferente de outros componentes químicos. Se ligam preferencialmente às proteínas, e se acumulam em diferentes tecidos, como por exemplo, no fígado.

O presente estudo analisou amostras de tecidos hepáticos de 50 indivíduos de botos-cinza (Sotalia guianenses) encalhados ou capturados acidentalmente em redes de pesca ao longo da costa brasileira (Litoral Sul, Sudeste e Nordeste do país).

Doze piretróides foram determinados nas amostras analisadas. A maior concentração média de piretróides totais foi encontrada nas amostras da Baía de Ilha Grande, no Estado do Rio de Janeiro, enquanto o Espírito Santo teve a mediana mais alta.

A permetrina foi o composto predominante na maioria das áreas, enquanto a cipermetrina foi o composto mais abundante nas baías de Guanabara e Sepetiba, ambas no Rio de Janeiro. Os compostos tetrametrina e esfenvalerato também foram encontrados e sugerem capacidade de  metabolização por esses animais, porém, mesmo que  metabolizado e excretado, o amplo uso desses poluentes se reflete em concentrações relevantes encontradas nos botos-cinza.

Título: “Pyrethroid insecticides along the Southwestern Atlantic coast: Guiana dolphin (Sotalia guianensis) as a bioindicator.”

Autores: Lara G.Vidal; MonizzeVannuci-Silva; Mariana B.Alonso; Maria L.Feo; Cayo Corcellas; Tatiana L.Bisi; Leonardo Flach; Ana Bernadete LimaFragoso; Flávio J.Lima Silva; Vítor Luz Carvalho; Ana Carolina O. de Meirelles; CamilaDomit; Lupércio A.Barbosa; Marta J.Cremer; Alexandre F.Azevedo; João Paulo M.Torres; Olaf Malm; José Lailson-Brito; Ethel Eljarrat.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S004896972032266X

#VIVACiência

#VIVABaleiasGolfinhosecia

#VIVAInstitutoVerdeAzul

Ir para o topo