4/07/2019

Baleias do espaço: quatro espécies de misticetos descritas usando novas imagens de satélite VHR

Animais de grande porte, como as baleias, podem agora ser detectados através de imagens de satélite com resolução muito alta (VHR), permitindo estudos científicos de baleias em áreas remotas e inacessíveis, onde os métodos de pesquisa tradicionais são limitados ou impraticáveis.

Esse trabalho apresenta o primeiro estudo com baleias usando o satélite WorldView-3, que tem a mais alta resolução espacial disponível para pesquisadores.

Foram detectados, descritos e contabilizados manualmente quatro espécies de mysticetes diferentes: Baleias-Fin (Balaenoptera physalus) no mar da Ligúria, Baleias-Jubarte (Megaptera novaeangliae) no Havaí, Baleias-Franca (Eubalaena australis) na Península Valdés e Baleias-Cinzenta (Eschrichtius robustus) na Laguna San Ignacio.

Análises visuais e espectrais foram realizadas para cada espécie. Verificou-se que as diferenças comportamentais e morfológicas tornaram algumas espécies mais distinguíveis do que outras.

As Baleias-Fin e Cinzenta foram as mais fáceis de discernir devido à sua coloração corporal contrastante com a água.

Estes resultados demonstram a viabilidade de usar a tecnologia de satélite VHR para monitorar as grandes baleias.

Título: Whales from space: Four mysticete species described using new VHR satellite imagery

Autores: Hannah C. Cubaynes , Peter T. Fretwell , Connor Bamford , Laura Gerrish & Jennifer A. Jackson

#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#Balaenopteraphysalus
#Megapteranovaeangliae
#Eubalaenaaustralis
#Eschrichtiusrobustus

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/mms.12544?fbclid=IwAR3xgAbGlwVOEl5JjCC1MQu3941g9tDNLONvc3ss9ZB7s-qhd_T_eTEAZkU

Ir para o topo