23/05/2019

Como as baleias estão ingerindo microplásticos?

O conhecimento sobre a ingestão de microplásticos (MP) por cetáceos é difícil de obter.

Conclui-se que a ingestão de microplástico por baleias e golfinhos esteja diretamente relacionada a quantidade de microplástico encontrada dentro de suas presas.

Para esse estudo, foi revisadas as informações sobre espécies de presas de baleias, focalizando na Baleia-minke-comum (Balaenoptera acutorostrata) e na Baleia-sei (B. borealis), para as quais existem os conjuntos de dados quantitativos mais abrangentes.Evidências de ingestão de microplástico por suas espécies de presas foram revisadas.

Foi descoberto que as Baleias-minke-comum procuram oportunisticamente peixes de várias famílias: Ammodytidae, Clupeidae, Gadidae, Engraulidae e Osmeridae.

As Baleias-sei se alimentam principalmente de copépodes, Engraulidae, Clupeidae e Scombridae. Altos níveis de contaminação por microplástico são relatados para Scombridae no Atlântico e Engraulidae no Noroeste do Oceano Pacífico.

Os copépodes exibem baixos níveis de ingestão de microplástico no nordeste do Oceano Pacífico. Preferências de presas específicas de espécies e estratégias de alimentação implicam que diferentes cetáceos têm um potencial variado de captação de microplástico, mesmo se eles se alimentam em áreas geográficas similares.

Título: Ingestion of microplastics by fish and other prey organisms of cetaceans, exemplified for two large baleen whale species

Autores: P.Burkhardt-HolmA.N’Guyen

#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAsemLixo

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0025326X19303479?via%3Dihub&fbclid=IwAR1Iz57crumCq4Cwrh3vd8vnNka1nvngL0BAn7HyfyIqo8VJW1nlihIEKIc

Ir para o topo