9/04/2020

Comportamento de golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) na presença de embarcações de turismo

Em Bocas del Toro, no Panamá, existe um forte turismo de observação de cetáceos concentrado em Dolphin Bay, local de residência de uma população de golfinhos-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus).

O presente estudo teve como objetivo avaliar se a interação com as embarcações afeta o comportamento desses golfinhos, causando variações em suas atividades diárias. E, se essas variações afetam seu tempo de forrageamento e navegação.

Os dados foram coletados por 10 semanas, a partir de uma pequena embarcação de pesquisa, que mantinha baixa velocidade, lenta redução de marchas e distância mínima de 20m do grupo de golfinhos. Embarcações de turismo locais atingem velocidades maiores, manobras mais rápidas e aproximações mais bruscas.

A observação comportamental foi realizada através da seleção de um indivíduo adulto associado ao grupo focal escolhido, e identificado através de marcas e cicatrizes em suas dorsais. Eventos comportamentais realizados na presença da embarcação de pesquisa foram considerados como sequência controle, e eventos realizados na presença de um ou mais barcos de turismo, como sequências de impacto.

O início da interação foi considerado a partir do momento em que a embarcação se aproximou a menos de 100 metros do golfinho focal, e considerada encerrada quando a embarcação excedia essa distância.

A interação com as embarcações alterou o padrão comportamental dos golfinhos:

– Tempo de transição de um estado comportamental para outro: a presença das embarcações fez com que os animais mantivessem o comportamento do momento da aproximação, diminuindo a frequência de troca de estado;

– Tempo dos estados comportamentais: passaram mais tempo navegando e menos tempo forrageando em comparação à sequência controle;

– Duração média dos estados comportamentais: a socialização e o forrageamento aconteceram por períodos mais curtos quando havia presença de embarcações de turismo.

Segundo os pesquisadores, é provável que essas respostas comportamentais tenham custos energéticos para os indivíduos, o que pode resultar em impactos no nível da população. O respeito da legislação panamenha de observação de cetáceos é urgentemente necessário para minimizar os possíveis impactos a longo prazo.

Título: Tour boats affect the activity patterns of bottlenose dolphins (Tursiops truncatus) in Bocas del Toro, Panama.

Autores: Ayshah Kassamali-Fox, Fredrik Christiansen, Laura J. May-Collado, Eric A. Ramos, Beth A. Kaplin.

https://peerj.com/articles/8804/#ref-33

#VIVACiencia
#VIVAInstitutoVerdeAzul
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAMamíferosMarinhos

Ir para o topo