19/12/2019

Distribuição, uso de habitat e abundância da Franciscana ameaçada de extinção no sudeste e sul do Brasil

A franciscana ( Pontoporia blainvillei ) é endêmica das águas costeiras do Brasil até Argentina. A espécie é considerada um dos cetáceos mais ameaçados da América do Sul devido aos altos níveis de capturas acidental.

Quatro unidades de manejo (FMAs) foram definidas em toda a gama de espécies. As FMA II incluem estados no sudeste e sul do Brasil e representam uma das unidades menos conhecidas. Recentemente, a análise genética propôs que a FMA II compreende duas populações distintas e seu alcance deve ser dividido em FMA IIa e IIb.

Em dezembro de 2008 e janeiro de 2009, foram realizadas pesquisas aéreas para avaliar a distribuição e estimar a abundância de franciscanas nas FMA II.

Um total de 54 grupos foi visto (tamanho médio do grupo = 2,76, SE = 0,17) em águas rasas (profundidade média = 7,15 m, SE= 7,08) habitats costeiros (distância média da costa = 6,48 km, SE = 6,28).

A abundância corrigida pelo viés de percepção e disponibilidade foi estimada em 6.827 ( CV = 0,26) franciscanas na FMA II, e em 1.915 ( CV = 0,32) e 4.353 ( CV = 0,24) franciscanas nas FMA IIa e FMA IIb, respectivamente.

Este estudo indica que, pelo menos durante o verão, as franciscanas se agregam em habitats costeiros rasos. As estimativas atuais de mortalidade incidental nas FMA II correspondem a 4,4% a 7,3% do tamanho estimado do estoque, sugerindo altas e provavelmente insustentáveis capturas acidentais. .

Título: Distribution, habitat use, and abundance of the endangered franciscana in southeastern and southern Brazil

Autores: Federico Sucunza, Daniel Danilewicz, Artur Andriolo, Alexandre F. Azevedo, Eduardo R. Secchi & Alexandre N. Zerbini

#VIVACiência
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVAInstitutoVerdeAzul

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/mms.12650

Ir para o topo