13/12/2018

EMBARCAÇÕES MOTORIZADAS, UMA AMEAÇA AOS PEIXES-BOI MARINHOS NO BRASIL

O aumento do tráfego de embarcações motorizadas em áreas utilizadas para alimentação, descanso e reprodução pelos peixes-boi marinhos tem não só afugentado estes animais, mas resultado em potenciais casos de colisões.

Este estudo relatou casos de interações entre embarcações motorizadas e peixes-boi marinhos (Trichechus manatus) no litoral Nordeste do Brasil.

As interações ocorreram nos estados do Ceará, Paraíba e Sergipe com três animais, sendo um destes com quatro registros. Foram observados transtornos clínicos como edema da região frontal, proptose ocular, emagrecimento e múltiplos cortes ao longo do corpo.

Sendo assim, o aumento do tráfego de embarcações, e a falta de normativas e de fiscalização que assegurem a efetiva proteção de determinadas áreas, representam um risco direto para a conservação dos peixes-boi marinhos no litoral Nordeste do Brasil.

Título: Embarcações motorizadas: uma ameaça aos peixes-boi marinhos (Trichechus manatus) no Brasil

Autores: João Carlos Gomes Borges; Jociery Einhardt Vergara-Parente; Carolina Mattosinho de Carvalho Alvite; Milton César Calzavara Marcondes; Régis Pinto de Lima.

Fundação Mamíferos Aquáticos e o Projeto Viva o Peixe-boi Marinho estudam, protegem e cuidam dos peixes-boi !

#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
#FundaçãoMamíferosAquaticos

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-06032007000300021&fbclid=IwAR1on6i60CwdIKJcT2gPN7xNPopxo47U25y7jNGLyIr1ikNivMcyV5jA0ro

Ir para o topo