26/09/2019

Informações sobre o uso de um veículo aéreo não tripulado (VANT) para investigar o comportamento de Baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) em Vava’u, Reino de Tonga

Os veículos aéreos não tripulados (VANT) de decolagem e aterrissagem verticais (VTOL) estão se tornando plataformas valiosas de coleta de dados para pesquisas de cetáceos.

Em particular, multi-rotores podem ser usados ​​para medir baleias e investigar seu comportamento. Além disso, os VANT – VTOL estão cada vez mais acessíveis para pilotos recreativos e comerciais e os encontros próximos com as baleias são amplamente documentados.

Infelizmente, ainda não estão publicadas avaliações quantitativas de possíveis distúrbios para os animais-alvo e ainda estão em desenvolvimento diretrizes para o uso responsável de VANTs em torno de cetáceos.

São realizadas pesquisas utilizando VANT – VTOL com as baleias jubarte em Vava’u, Reino de Tonga. Curiosamente, comportamentos de baleias, como socializar e amamentar, não foram detectados por observadores treinados a bordo do navio de pesquisa, mas eram evidentes através do VANT.

No entanto, não foram detectadas diferenças significativas nos parâmetros de mergulho e natação entre ausência e presença de VANT voando a 30 m de altitude.

Esses resultados sugerem que os VANTs – VTOL podem ser uma ferramenta não invasiva para coletar dados morfométricos e comportamentais das baleias.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para estabelecer se aplicativos que exigem altitudes de vôo menores que 30 metros direcionadas a diferentes espécies podem provocar respostas comportamentais.

Título: Insights into the use of an unmanned aerial vehicle (UAV) to investigate the behavior of (Megaptera novaeangliae) in Vava’u, Kingdom of Tonga

Autores:
Lorenzo Fiori, Emmanuelle Martinez, Martin K.‐F. Bader, Mark B. Orams & Barbara Bollard

Foto ilustrativa: Rafaela Souza/ VIVA Instituto Verde Azul

#VIVACiência
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAInstitutoVerdeAzul
#BaleiaJubarte
#Megapteranovaeangliae

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/mms.12637

Ir para o topo