7/06/2018

MENOR COBERTURA DE GELO ALTERA DISTRIBUIÇÃO DE BALEIA-DA-GROENLÂNDIA E BELUGA

O estudo mostra dados analisados de levantamento aéreos para mamíferos marinhos realizados no oeste do Mar de Beaufort de julho a outubro de 2009 até 2016 para investigar a distribuição, comportamentos, taxas de observação, e preferências de uso de habitat de baleias-da-groenlândia (Balaena mysticetus) e belugas (Delphinapterus leucas).

Os dados de uso do habitat permitiram a comparação direta com os dados coletados na mesma área de 1982 a 1991. Ambas as espécies são adaptadas ao gelo, migram através de ligações do gelo marinho na primavera e são habitantes sazonais do Mar de Beaufort ocidental durante o verão e o outono. De 2009 a 2016, as baleias-da-groenlândia foram vistas em todos os meses de pesquisa, com a maior taxa de observação geral (baleias por km) em agosto, já as baleias beluga que também foram vistas em todos os meses de pesquisa, teve a sua maior taxa de observação geral em Julho.

A distribuição de baleias-da-groenlândia e as preferências de profundidade nos meses de verão de 2009 – 2016 diferiram daquelas observadas em 1982-1991, indicando uma preferência da baleia-da-groenlândia pelo habitat de plataforma raso agora ocorre mais cedo no verão do que costumava.

As diferenças na associação de habitats de cobertura do gelo marinho para ambas as espécies provavelmente se devem mais à relativa falta de gelo nos últimos anos em comparação com o período anterior do que a mudanças na preferência de habitat.

A variação interanual, ressalta a importância da amostragem anual para registros precisos do complexo ecossistema do Mar de Beaufort ocidental.

Título: Bowhead and Beluga Whale Distributions, Sighting Rates, and Habitat Associations in the Western Beaufort Sea in Summer and Fall 2009–16, with Comparison to 1982–91

Autores: Janet T. Clarke, Megan C. Ferguson, Amy L. Willoughby, Amelia A. Brower

Fonte: Arctic.journalhosting

#’s sobre o assunto:
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVACiência

Ir para o topo