21/11/2019

Os impactos dos navios nos mamíferos marinhos são motivo de crescente preocupação e os mamíferos marinhos em ambientes marinhos urbanizados correm um risco particular de exposição

Port Phillip Bay (Victoria, Austrália) é um desses ambientes, no qual as focas australianas (Arctocephalus pusillus doriferus) se deslocam para descansar, mas pouco se sabe sobre os impactos dos navios nas focas em repouso.

Nesse estudo, foi utilizado armadilhas fotográficas remotas para investigar a influência do tráfego de embarcações no comportamento dessa espécie em um local de não-reprodução.

Variáveis ambientais, temporais e relacionadas as embarcações, foram associadas a alterações no estado de alerta dessas focas neste local.

Todos os tipos de embarcações causaram maior atenção acima dos níveis da linha de base (25%), com embarcações motorizadas recreativas e comerciais associadas a um aumento de 5,7% a 10,8% na atenção. Embarcações não identificadas, embarcação do governo e caiaques foram associados a um aumento significativo da vigilância de 21,7%, 46,4% e 60,7%, respectivamente, embora representassem apenas 6,2% das embarcações observadas.

Os navios que violam as regulamentações atuais de abordagem (<5 m) mostraram um aumento de 32% no estado de alerta, significativamente maior do que as demais embarcações.

Esses resultados sugerem que os navios provocam uma resposta a essa espécie (nessa área de transporte) e que é necessário um monitoramento adicional da atividade e conformidade dos navios.

Título: Increased alertness behavior in Australian fur seals (Arctocephalus pusillus doriferus) at a high vessel traffic haul‐out site

Autores: Cassie N. Speakman, Christopher P. Johnstone & Kate Robb

#VIVACiência
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAInstitutoVerdeAzul
#VIVAMamíferosAquáticos

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/mms.12654

Ir para o topo