8/11/2019

RESPOSTAS COMPORTAMENTAIS DE GOLFINHO-NARIZ- DE-GARRAFA E PEIXE-BOI-MARINHO À UTILIZAÇÃO DE VANTs

Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) “drones” são ferramentas poderosas para pesquisa de monitoramento da vida selvagem.

No entanto, os efeitos desses sistemas na maioria dos mamíferos marinhos são amplamente desconhecidos.
Neste estudo, foi avaliado as respostas comportamentais de golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) e peixe-boi -marinho (Trichechus manatus manatus) à pequenos VANTS de diferentes modelos.

De 2015 a 2017, foram realizados 211 vôos usando o DJI (Phantom II Vision + 3 Professional e 4) para abordar e seguir animais em habitats de águas rasas em Belize. Os VANTs eram equipados com câmeras de alta resolução para observar golfinhos (138 voos) e peixes-boi (73 vôos).

Depois das imagens analisadas, foi observado que os golfinhos responderam ao VANTs em altitudes de 11 a 30m principalmente quando estavam sozinhos ou em pequenos grupos.

Golfinhos solitários e um par, responderam ao VANT, olhando para cima e girando em direção à aeronave para observá-lo, antes de retornar rapidamente ao sua atividade de pré-resposta.

Um número maior de peixes-boi respondeu ao VANT, exibindo forte perturbação em resposta à aeronave de 6 a 104 m. Os peixes-boi mudaram seu comportamento fugindo da área.

Estas descobertas sugerem que a molestamento de VANTs varia entre indivíduos, espécies e taxa. Foi concluído que uma cuidadosa exploração é necessária para determinar o impacto de VANTs de múltiplos rotores para diversas espécies, e desenvolver melhores práticas destinadas a reduzir a perturbação aos animais.

Título: Bottlenose Dolphins and Antillean Manatees Respond to Small Multi-Rotor Unmanned Aerial Systems

Autore: Eric A. Ramos, Brigid Maloney, Marcelo O. Magnasco e Diana Reiss.

#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
#Tursiopstruncatus
#Trichechusmanatusmanatus

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmars.2018.00316/full?fbclid=IwAR0u6FivzEulFI5-jmYwEx5P7lQwY0Nj13z8xpT6L-MQ5T7cvRXORWNuWWU

Ir para o topo