6/06/2019

TELEMETRIA NO MONITORAMENTO DAS BALEIAS-JUBARTE NA OCEANIA

A telemetria via satélite e os modelos de movimentação de animais promovem a capacidade de monitorar remotamente o comportamento de espécies de forma ampla.

Entender como diferentes comportamentos (por exemplo, forrageamento) são moldados por características ambientais dinâmicas é fundamental para entender as interações ecológicas e o impacto da variabilidade.

Neste estudo, foram implantados tags de satélite em baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) e usados modelos de espaço de estados para estimar locais e inferir estados comportamentais subjacentes.

Em seguida, foi modelado a associação entre o comportamento das baleias (por exemplo, forrageamento ou deslocamento) e as variáveis ambientais usando modelos lineares de efeito misto.

Eles identificaram a importância de duas áreas de alimentação recentemente descobertas no Oceano Austral para as baleias-jubarte da Oceania, bem como os principais fatores ambientais que afetam o comportamento das baleias.

Foi observado um padrão sazonal no comportamento de forrageamento, com o pico ocorrendo no meio do verão. As baleias também se alimentavam mais intensamente com a proximidade crescente de áreas das quais a borda de gelo havia recuado recentemente, sugerindo maior produtividade nessas áreas.

A relação entre os animais e as características físicas da paisagem marinha, bem como a plasticidade comportamental observada, poderia ter implicações para a futura recuperação dessas baleias em um Oceano Atlântico em mudança.

Título: Environmental drivers of humpback whale foraging behavior in the remote Southern Ocean

Autores: Leena Riekkola, Virginia Andrews Goff, Ari Friedlaender, Rochelle Constantine, Alexandre N. Zerbini.

#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#BaleiaJubarte
#Megapteranovaeangliae

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022098119300152?dgcid=coauthor&fbclid=IwAR3_dtJ-KTFrCkQpkCNvfrGL5kssaWLfVXi1GfY0pxgddtcOfV3kS-7t7Xw

Ir para o topo