18/04/2019

VIVENDO NO LIMITE: Sobreposição entre o uso do habitat de um predador marinho e a pesca.

Atualmente, o impacto da pesca comercial nos principais predadores marinhos é uma preocupação internacional.

Apesar do reconhecimento da competição entre pescadores e predadores marinhos pelos mesmos recursos, poucas avaliações abrangentes do nível de sobreposição entre predadores marinhos e pescadores foram realizadas.

Dados de 273 levantamentos diários realizados a partir de embarcação durante um período de 4 anos ao longo da costa noroeste da Espanha, foram usados para avaliar os parâmetros ambientais, topográficos e antropogênicos do uso do habitat e densidade relativa de Golfinhos-comuns-de-bico-curto (Delphinus delphis).

O grau de vulnerabilidade deste predador marinho à pesca costeira foi avaliado através da identificação do tipo de pesca associada à presença de golfinhos comuns.

A elevada ocorrência de golfinhos comuns em zonas caracterizadas por uma elevada pressão de pesca de arrasto de fundo esteve indiretamente ligada à susceptibilidade destes predadores marinhos às atividades de pesca.

Essas descobertas podem ser usadas como um indicador relevante do grau de vulnerabilidade dos golfinhos comuns à pressão humana, fornecendo informações abrangentes para as estratégias de conservação e manejo.

Título: Living on the edge: Overlap between a marine predator’s habitat use and fisheries in the Northeast Atlantic waters (NW Spain)

Autores: Bruno Díaz López , Séverine Methion & Oriol Giralt Paradell.

#VIVACiência

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0079661118302568?fbclid=IwAR3sucArqq3_Fv0Rfqvb7LUrqRFRpXJwvwR6luIrNpMK7Wb8hS3DK3XJGcU

Ir para o topo