Ponto Fixo Ilhabela

Ilhabela, mar de baleias, golfinhos e cia.

O VIVA Instituto Verde Azul iniciou sua pesquisa em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, monitorando as baleias jubarte (Megaptera novaeangliae), que comumente são avistadas na região em seu período de reprodução.  Trabalho realizado em parceria com o Projeto Baleia à Vista e Projeto Baleia Jubarte.

Em junho e julho de 2019 passamos 50 dias fazendo um estudo piloto na região de Ilhabela, SP, com o intuito de entendermos o que as Baleias-Jubarte estão fazendo na área. Conseguimos informações incríveis dessas baleias, mas também observamos a presença de várias outras espécies de golfinhos, incluindo as incríveis orcas (Orcinus orca)!

Esta região apresenta uma grande diversidade de cetáceos em suas águas. Frequentemente são avistadas 9 espécies, e outras, esporadicamente. Dentre os misticetos: baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), Baleia-de-Bryde (Balaenoptera brydei) e Baleia-Franca (Eubalaena australis). Entre os odontocetos: Orca (Orcinus orca), Boto-Cinza (Sotalia guianensis), Toninhas (Pontoporia blainvillei), Golfinho-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis), Golfinho-pintado-do-Atlântico (Stenella frontalis) e Golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus). Algumas dessas espécies são residentes e podem ser avistadas durante todo ano, outras migratórias, podendo ser avistadas durante um certo período.

A partir daí, verificamos que a região de Ilhabela é muito importante para esses animais, e por se tratar de uma região com intensa atividade antrópica, os estudos e esforços para conservação desses animais devem ser contínuos. Para auxiliar na realização dessa ampla pesquisa continuamos com a nossa campanha no apoia-se!

Nosso principal objetivo é conhecer e entender quais, e como, as baleias e golfinhos estão ocupando a área, com a presença dos grandes impactos antrópicos.

Eles estão por perto, alegrando e emocionando a todos…

Vamos respeitá-los!

Seguir as normas de avistagem!

Não colocar redes de pesca em local proibido!

Reduzir a velocidade das embarcações para coexistir com esses animais!

apoio: Great Whale Conservancy e Arim Componentes SA

Se quiser ter mais detalhes deste trabalho, fale com a gente! contato@viva.bio.br
Ir para o topo