Filmes

Chasing Ice

O premiado documentário, ganhador do Emmy 2014, Chasing Ice revela através de câmeras com efeito time-lapse as mudanças drásticas que estão ocorrendo na paisagem do Ártico.

O fotógrafo ambiental do NatGeo, James Balog e sua equipe, desafiam condições extremas para mostrar ao mundo o que está acontecendo (em tempo recorde) com o gelo do Ártico.

Filme disponível no Netflix.

#’s sobre o assunto:
#ClimateChange #MudançasClimáticas #VIVARecomenda

Seremos História? / Before The Flood

O documentário mostra a jornada de Leonardo DiCaprio para entender melhor o que está acontecendo com o planeta.

Expõe a extração de combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) devastando a natureza e como a queima, está afetando o clima ao redor do mundo, causando as chamadas Mudanças Climáticas.

DiCaprio percorre os 5 continentes e o Ártico, como Mensageiro da Paz da ONU, para presenciar as mudanças que estão ocorrendo no clima, e se reúne com líderes políticos, cientistas, ativistas, gestores e residentes que lutam para solucionar o problema. Também expõe as empresas e governantes que lucram com a extração de combustíveis fósseis e o desmatamento.

Além de apresentarem possíveis soluções, a produção pagou uma taxa voluntária pelas emissões de carbono que geraram ao fazer esse filme.
Disponível no Netflix.

#’s sobre o assunto:
#BeforeTheFlood #ClimateChange #MudançasClimáticas #VIVARecomenda

Blackfish

O aclamado documentário expõe a indústria do cativeiro, a partir da história da orca Tilikum, que foi capturado quando filhote e passou sua vida inteira confinado fazendo performances.

Neste documentário podemos acompanhar como é o processo para criar uma orca performática: a captura cruel na natureza, onde famílias são dizimadas; a rotina estressante de treinos, em que tudo é na base da recompensa e punição, o que acaba despertando sentimentos contraditórios no animal; a interação social forçada entre o grupo de orcas, que não estão juntas por afinidade como na natureza, resultando muitas vezes em brigas e lesões.

A trajetória de Tilikum é usada como exemplo de como esses animais chegam ao limite no confinamento.

Trailer oficial: YouTube

Filme disponível no YouTube Filmes

#’s sobre o assunto:
#VIVAOrca #Orcinusorca #CativeiroéCrueldade #VIVARecomenda

To the Arctic

Este documentário, narrado por Meryl Streep e com músicas assinadas por Paul McCartney, retrata a vida selvagem no Ártico. Como é o dia a dia dos Ursos Polares e as dificuldades que as mães enfrentam para criar seus filhotes.

Acompanhamos uma mãe em particular, e seus dois filhotes de 7 meses de idade. Essa mãe, se dedica 24h aos filhotes, estando sempre alerta aos perigos iminentes.

O impacto do Aquecimento Global também é retratado, e vemos as dificuldades que os animais vêm enfrentando para sobreviver, enquanto que o Ártico perde sua “estonteante coroa de gelo”.

Disponível no Netflix.

#’s sobre o assunto:
#ToTheArtic #VIVAUrsoPolar #Ursusmaritimus #VIVARecomenda

Uma verdade mais inconveniente
An Inconvenient Sequel: Truth to Power

Novamente Al Gore está tentando mostrar a nós humanos a crise ambiental que estamos e vamos viver no nosso planeta.

Precisamos mudar nossos hábitos, nossa forma de agir, desenvolver novas tecnologias! 

Temos que frear o aquecimento global, temos que parar com a devastação dos habitats e extinção dos animais!

“Uma verdade mais inconveniente” 
VAMOS ASSISTIR e AGIR!

#’s sobre o assunto:
#AlGore #ClimateChange #MudançasClimáticas #UmaVerdadeMaisInconveniente #AnInconvenientSequel #VIVARecomenda

El Encanto de las Ballenas

Fala sobre a Baleia-Franca-Austral (Eubalaena australis) que usa as águas da Península Valdes, na Argentina, durante inverno e primavera como área de reprodução e cria.

As baleias podem ser observadas a partir da praia na Cidade de Puerto Madryn e a partir de embarcações que saem do Vilarejo de Puerto Pyramides.

#’s sobre o assunto:
#VIVARecomenda #VIVABaleiaFranca #Eubalaenaaustralis

David Attenborough pede ação contra os plásticos após a filmagem do Blue Planet II!

O naturalista diz que a experiência de fazer a segunda série da BBC revelou uma ameaça devastadora aos Oceanos: o PLÁSTICO!

No mundo inteiro um milhão de garrafas de plástico são compradas por minuto. A produção de plástico deve duplicar nos próximos 20 anos e quadruplicar até 2050. Quando haverá mais plásticos, que peixes nos oceanos. Um estudo recente descobriu que bilhões de pessoas em todo o mundo estão bebendo água contaminada com plástico…

O Blue Planet II mostrará evidências de que o plástico fluiu para as águas oceânicas a milhares de quilômetros do continente, e mostrará albatrozes alimentando seus filhotes com plástico.

Attenborough disse que o aquecimento global e plástico são as maiores preocupações com o oceano. Ele comenta: “O que vamos fazer com cerca de 1,5 graus de aumento na temperatura do oceano nos próximos 10 anos, eu não sei, mas na verdade podemos fazer algo sobre plástico agora”.

A nova série do Blue Planet II tem sete episódios e espera-se que seja um sucesso mundial para a BBC. O programa já foi vendido para mais de 30 países e o primeiro episódio será transmitido na BBC One.

#’s sobre o assunto:
#BluePlanet #VIVARecomenda #VIVAPlanetaTerra #VIVAAnimaisVivos #VIVACetáceosVivos #VIVAOceanoVivo #VIVAOceanoLimpo #EvitePlástico #PlasticOcean #IBanPlastic #BanTheBag #ReduzaReuseRecicle #ReduceReuseRecicle

O Grande Milagre
Big Miracle

Filme baseado em história real mostra o resgate de baleias no gelo do Ártico.

É um drama baseado no livro Freeing the Whales, de Tom Rose que cobre a operação Breakthrough, um esforço internacional iniciado por um repórter e uma ativista do Greenpeace que acabou por unir, em 1988, as duas grandes potências rivais da época, Estados Unidos e União Soviética, durante a Guerra Fria, com o objetivo de resgatar três baleias cinzentas.

As baleias, um casal de adultas e seu filhote, apelidadas de Fred, Vilma e Bambam, acabam por ficar presas no gelo do Alasca, após o congelamento natural das águas do Oceano Glacial Ártico e passam a ter, como único acesso para a superfície, um buraco localizado a 8 km de distância do oceano, o que as impedia de alcançar o mar aberto, por falta de pontos de acesso ao oxigênio.

#’s sobre o assunto:
#VIVACetáceosVivos #VIVAAnimaisVivos

Oceano de Plástico
A Plastic Ocean

A história começa quando o jornalista Craig Leeson, em busca da incrível baleia azul, descobre resíduos plásticos num local que deveria ser um oceano intocado. Neste documentário, Craig se junta à mergulhadora livre Tanya Streeter e uma equipe internacional de cientistas e pesquisadores.

Viaja para vinte locais ao redor do mundo durante quatro anos para explorar o estado frágil de nossos oceanos, revelando verdades alarmantes sobre o plástico e mostrando soluções de trabalho que podem ser colocadas em ação.

Filme lançado mundialmente em 2016, disponível no Netflix.

#’s sobre o assunto:
#VIVAsemLixo #VIVAPlanetaTerra #VIVAOceanoLimpo #EvitePlástico #PlasticOcean #IBanPlastic

Ir para o topo