VIVAsemLixo

O VIVAsemLixo nasceu do desejo de mostrar às pessoas que existem muitas alternativas para minimizarmos a grande problemática que enfrentamos nos últimos tempos: o excesso de lixo no nosso planeta.

Atualmente, os animais marinhos sofrem grandes impactos com os lixos despejados nos oceanos.

A morte de baleias, golfinhos, focas, leões e lobos marinhos, tartarugas, tubarões e tantas outras espécies marinhas são frequentemente associadas ao enredamento em cabos de embarcações, redes e linhas de pesca encontrados no mar. Os animais acabam incidentalmente ficando presos e por não conseguirem se soltar, acabam morrendo.

Outra grande ameaça aos animais marinhos é a ingestão de plásticos e microplásticos (fragmentos menores de plástico) os quais bloqueiam o trato digestório, causando a sensação de saciedade e consequentemente matando o animal por inanição.

Composto de material tóxico, devido à agregação de partículas químicas em suas pequenas estruturas, o microplástico pode ser ingerido por pequenos animais como os zooplânctons (que estão na base da cadeia alimentar) e consequentemente, por animais maiores como peixes, tartarugas, aves e mamíferos. Esses compostos químicos contaminantes são acumulativos e vão se magnificando ao longo da cadeia alimentar.

Nós, serem humanos, que estamos no topo dessa cadeia (juntamente com outros mamíferos) indiretamente ingerimos esses compostos tóxicos, que ironicamente foram deixados nos mares por nós.

Vocês ainda têm dúvida do quanto o lixo marinho e o plástico são nocivos para o nosso planeta, para aqueles que vivem nele e para nós? Educação ambiental, conscientização e mudanças de hábitos são cruciais para a redução do grande volume de lixo que geramos e que acabam por chegar aos oceanos diariamente. Iremos juntos, de maneira sustentável, mostrar algumas dessas alternativas.

Ir para o topo