Dia Internacional PARE a Captura Acidental

Captura Acidental (“ByCatch”) é o emalhamento não intencional de animais não alvos da pesca em artefatos pesqueiros. Estima-se que 40% de toda a pesca é bycatch. Baleias, golfinhos, focas, tartarugas, tubarões, raias, aves marinhas, peixes, invertebrados, capturados acidentalmente e descartados. Vidas desperdiçadas!

Este dia foi criado com a ideia de conscientizar especialistas, estudantes, pescadores, órgãos públicos, políticos e população em geral sobre a grande ameaça que os animais marinhos estão sofrendo com a captura acidental.

O objetivo principal é compartilhar a situação atual dos problemas da captura acidental nas atividades pesqueiras e juntos buscarmos possíveis soluções.

Fizemos uma lista de sugestões do que pode ser feito no dia 01 de Dezembro como alerta para o Dia Internacional PARE a Captura Acidental. São apenas sugestões e caso tenha alguma outra ideia, compartilhe conosco: Mesa redonda; Palestras; Aula; Roda de conversa; Atividades lúdicas para crianças; Teatro educativo para explicar a problemática do bycatch; Exposição de fotos; Elaboração de material informativo para ser entregue às pessoas; Elaboração de cartazes informativos para expor na Universidade, estabelecimentos, escolas…; Elaboração de banner para exposição em local estratégico (Universidade, escolas, restaurantes, parques…); Divulgação da problemática do bycatch através das mídias sociais: TV, rádio, Facebook, Instagram, sites relacionados…; Criação de textos, desenhos, imagens, fotos relacionadas ao bycatch para divulgação; Realizar caminhadas com cartazes, placas para chamar a atenção da população em relação a esse tema.

Nesse primeiro ano, tivemos a participação de muitas pessoas, grupos, ONGs, instituições e afins. Ao todo, foram 2 países, 14 cidades, mais de 40 instituições e aproximadamente 3.500 pessoas que participaram dessa ação diretamente. Agradecemos todos os envolvidos!!!

 

Organizador local Local Instituição
Nathali Ristau Amares/MA Instituto Amares
Hew Barreto Maceió/AL LAMARC-UFAL (Laboratório de Biologia Marinha e Conservação)
Evelyn Fróes Almeida Ilhéus/BA Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI)/UESC
Wellington Luiz de Souza Laudano (Ton) Ilhéus/BA Projeto (a)mar
Rafaela Souza Abrolhos/BA VIVA Baleias, Golfinhos e cia, ICMBio e IBJ
Maria Aparecida Macário/Joyce Trintade/ Rafaela Souza Caravelas/BA Parque Nacional Marinho dos Abrolhos-ICMBio
Caroline Castro/ Leonardo Flach Rio de Janeiro/RJ Instituto Brasileiro de Biodiversidade (BrBio), Instituto Boto Cinza, Projeto Aruanã – Tartarugas Marinhas e Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio)
Julio Cardoso Ilhabela/SP Projeto Baleia à Vista
Mia Morete/ Marina Leite Santos/SP VIVA Baleias, Golfinhos e cia
Isabelle Nunes Peruíbe/SP Aquário de Peruíbe
Renan Paitach São Francisco do Sul/SC Projeto Toninhas/UNIVILLE
Larissa Dalpaz Florianópolis/SC LAMMar (Livre Associação de Mulheres pelo Mar)
Karina Groch/ Katia Bólis Imbituba/SC Instituto Australis/Projeto Baleia Franca
Diana Katerine Rubio Lancheros COLOMBIA Programa de Conservação de Tortugas y Mamíferos Marinos

 

Caso tenha interesse em participar de alguma forma em prol do Dia Internacional PARE a Captura Acidental, no próximo ano (dezembro/2019), entre em contato, para que possamos coloca-lo como Organizador Local. Vamos juntos nessa luta!

Entre em contato: http://www.viva.bio.br/contato/

Ir para o topo