VIVAfilhotes

Pesquisar Tirinha

Pensando nos “filhotes” de nossos seguidores, após uma longa gestação, nasceu o VIVAfilhotes!

Criado com muito amor por nós da EquipeVIVA e delineado pelas mãos de Hew Barreto, com o intuito de incentivar e estimular a admiração das crianças em relação aos mamíferos aquáticos, de forma simples, educativa e divertida!

Divirta-se e aprenda com os personagens do VIVA Baleias, Golfinhos e cia!!!
CLIQUE AQUI para fazer o download do pdf com os desenhos do VIVAfilhotes.

Catarina

Catarina é uma senhora baleia Franca Austral (Eubalaena australis), bem vivida e cheia de experiências e histórias para contar. Ela vem ao Brasil com bastante frequência na época de reprodução, que se estende de julho a novembro, e aproveita as águas mais quentinhas da costa do estado de Santa Catarina, local que deu origem ao seu nome.

Acompanhe a Baleia Catarina e conheça as muitas histórias que ela tem para contar!

#’s sobre o assunto:
#BaleiaCatarina #VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes

Dona Chica, Fran e Tábata

Uma rara família chegou para a Turma do VIVAfilhotes! Dona Chica, Fran e Tábata!

A Toninha (Pontoporia blainvillei) é uma espécie de golfinho que só existe numa pequena região: do estado do Espírito Santo no Brasil até a Patagônia, na Argentina… E em mais nenhum local do mundo!

“Assim como minha mãe, me chamo Francisca, porém ela é conhecida como Dona Chica, e vocês podem me chamar de Fran! Tenho uma filha linda, a Tábata. Ela tem esse nome em homenagem ao lugar onde ela nasceu, Tabatinga, no litoral norte de São Paulo. Poucos de vocês devem nos conhecer, pois somos tímidas, não gostamos muito de barco e sempre procuramos ficar longe deles… Quando aparecem, mergulhamos para não sermos vistas. Gostamos muito de nadar tranquilamente, porém temos que ficar muito atentas pois as águas costeiras nos oferecem muitos perigos… Acompanhem nossas aventuras por esse marzão!!”

#’s sobre o assunto:
#Pontoporiablainvillei #VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes

Sereia

Sereia é uma simpática e doce Peixe-boi (Trichechus manatus).

Ela é a personagem nordestina mais vaidosa da Turma do VIVAfilhotes.

Sereia é o nome que ganhou logo após seu nascimento. Ela herdou esse nome da avó materna que infelizmente não conheceu. Ela vive no nordeste brasileiro, um lugar chamado Alagoas, lindo e encantador pelas suas águas claras. Porém, Sereia e seus amigos correm alguns perigos por lá…

Ah, mas essas e muitas outras histórias a própria Sereia irá contar com todos os detalhes!

#’s sobre o assunto:
#PeixeBoiSereia #VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes

Esguicho

Esguicho, um simpático Boto-cinza (Sotalia guianensis) da Turma do VIVAfilhotes!

“Sou jovem e gosto muito de brincar! Tenho muitos amigos e quase sempre nos juntamos em grandes grupos. Certa vez nosso grupo ultrapassou 300 botos! Nesses encontros aproveitamos para colocar a conversa em dia, além de brincarmos e pescarmos de montão! Sou paulista, vivo feliz com a minha família e amigos em Caraguatatuba e Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Adoro a região, porém no verão é bem agitada, e temos que ficar muito espertos para desviarmos de lanchas rápidas e de redes de pesca.

Sou muito curioso e adoro conversar! E você?! Onde mora? Me conta?!

Te vejo por esses mares!!!”

#’s sobre o assunto:
#BotoCinzaEsguicho #VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes

Juba

“Baleio*” Juba é um macho da espécie Jubarte (Megaptera novaeangliae), que nasceu em Abrolhos e se alimenta na região da Antártica! Jovem e cheio de energia, está sempre pronto para explorar o mundo em suas viagens migratórias! Ele é divertido, desregrado, aventureiro, destemido e muitas vezes doidinho.

Acompanhe o Juba e viaje com ele nessa aventura!

* Nota: Na vida real, o masculino de baleia é BALEIA MACHO. Não existe Baleio! Porém, no mundo da fantasia e nas profundezas da imaginação, o Juba é conhecido como o Baleio Juba!

#’s sobre o assunto:
#BaleioJuba #VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes

Veja as tirinhas da Turma do VIVAfilhotes

O borrifo da Catarina

Os cetáceos possuem um sistema respiratório bem parecido com o nosso, o orifício respiratório (como se fosse o nosso nariz) é no topo da cabeça, facilitando a respiração enquanto estão nadando ou descansando.

O ar que é observado quando a baleia sobe para a superfície para respirar é a expiração e é chamado de borrifo. Apesar de muitas vezes parecer com um enorme jato de água, na verdade é basicamente ar comprimido misturado com mucos das vias aéreas e pode ser avistado a quilômetros de distância!

#’s sobre o assunto:
#BaleiaCatarina #VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes

Ilustração: Hew Barreto

Ajude a identificar o Boto Esguicho!

A pesquisadora do VIVA Baleias, Golfinhos e cia está observando o boto-cinza Esguicho, tentando identificá-lo pelas marcas de sua nadadeira dorsal. Ajude-a a encontrar o Esguicho em seu catálogo!

#’s sobre o assunto:
#BotoCinzaEsguicho #VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes

Ilustração: Hew Barreto

É uma sereia?

“No passado, quando os temores e a imaginação dos homens que se aventuravam aos oceanos não tinham limites, havia o mito da sereia. Marujos relatavam casos de seres encantadores vistos em alto-mar que, acredita-se hoje, seriam peixes-boi. Não é difícil explicar a provável analogia entre mamíferos e as sereias. Mareados, os viajantes ouviam os sons agudos e de curta duração dos animais, o que imaginavam ser canções. Confundia-lhes ainda o fato de enxergarem, à distancia, o formato arredondado do corpo do mamífero marinho. Não bastasse, os homens do mar acreditavam ver mulheres de vastas cabeleiras, quando, na verdade, seriam peixes-bois emergindo à superfície para respirar, repletos de algas marinhas na cabeça. Não é à toa que a ordem à qual pertence o peixe-boi é chamada SIRENIA.”

(Texto adaptado do livro Peixe-boi. A História da Conservação de um Mamífero Brasileiro).

#’s sobre o assunto:
#PeixeBoiSereia #VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes

Ilustração: Hew Barreto

O Juba também tem identidade, o seu “RG”!

Através de marcas únicas (como as nossas digitais) na parte ventral da nadadeira caudal das Baleias-Jubarte (Megaptera novaeangliae), os cientistas e pesquisadores são capazes de identificar cada baleia.

As marcas são formadas por manchas naturais, padrões de pigmentação em branco e preto, cicatrizes criadas ao longo da vida, deixadas por animais como orcas e tubarões e ainda pelas marcas das cracas que geralmente são bem úteis na identificação.

Quando identificamos uma baleia podemos, além de batizar com um nome escolhido por nós, obter muitas informações como quantos anos elas podem viver, os locais que frequentam, quantos filhotes tem ao longo da vida e muitas outras informações importantíssimas para os pesquisadores que acompanham a Baleia-Jubarte.

#’s sobre o assunto:
#BaleiaJubarte #VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes

Ilustração: Hew Barreto

Domingo é dia de VIVAfilhotes!

Catarina, nossa Baleia-Franca, encontra e compartilha seus conhecimentos com as Toninhas Dona Chica e Fran.

Apesar de todas pertencerem ao mesmo grupo de mamíferos conhecido pelos cientistas como CETÁCEOS, elas apontam algumas diferenças entre elas.

Baleia-Franca: Misticeto

Possuem cerdas (barbatanas) no lugar dos dentes e dois orifícios respiratórios (como se fossem o nariz).

Toninha: Odontoceto

Possuem dentes assim como os demais golfinhos e apenas um orifício respiratório.

#’s sobre o assunto:
#VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes #VIVATirinhas #VIVAfilhotesÉConhecimento

Ilustração: Hew Barreto

VIVAfilhote!

Pensando nos “filhotes” de nossos seguidores, após uma longa gestação, nasce o VIVAfilhotes.

Criado com muito amor pelas mãos de Hew Barreto, da EquipeVIVA, para incentivar e estimular a admiração das crianças em relação aos mamíferos aquáticos, de forma simples, educativa e divertida!

Nos acompanhe, em breve teremos novidades!!!

#’s sobre o assunto:
#VIVAfilhotes

Desenho: Hew Barreto

Vamos juntos nessa luta!

Nossos amigos da Turma do VIVAfilhotes torcem pela liberdade dos seus amigos que foram capturados e vivem presos em tanques, longe da natureza!

Junte-se a eles e venham com os seus pais participar do evento mundial conhecido como “Empty the Tanks” (Tanques Vazios), que tem como objetivo chamar a atenção das pessoas sobre a crueldade de manter mamíferos aquáticos em tanques de concreto para pura diversão humana.

Nós, do VIVA Baleias, Golfinhos e cia, preparamos desenhos e tirinhas para entregarmos para as crianças e informativo para os adultos, será um encontro educativo. Esse é o segundo ano que participamos deste evento mundial.

Vai ser no próximo sábado, dia 12 de maio, das 14 às 16h em frente ao Aquário de São Paulo! Ajude-nos a falar por eles!

#’s sobre o assunto:
#VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes #VIVAAnimaisLivres #Emptythetanks
#TanquesVazios #RespeiteOsAnimais

Ilustração: Hew Barreto

OUTUBRO ROSA: VAMOS FALAR SOBRE ISSO?

Em 2018, a Campanha Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”

A ideia é reforçar as recomendações do Ministério da Saúde para o monitoramento e diagnóstico precoce do câncer de mama e entender conceitos em relação a doença.

O VIVA Baleias, Golfinhos e cia abraça essa causa!

Se cuidar também é demonstrar amor!

#’s sobre o assunto:
#VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes #BotoCorDeRosa #VIVAaVIDA #OutubroRosa

Fonte: Inca.gov.br

Ilustração: Hew Barreto

QUANTOS PEIXES-BOI DIFERENTES!!!

Hoje, a Peixe-boi Sereia, vai mostrar para nós outras espécies de peixes-boi que existem e que já existiu no nosso planeta!

#’s sobre o assunto:
#VIVAfilhotes b#Domingocomfilhotes #VIVAMamíferosAquáticos #PeixeBoiSereia #PeixeBoi

Ilustração: Hew Barreto

OS BOTOS DA AMAZÔNIA

O Esguicho, nosso boto-cinza, ensina sobre os botos da Amazônia!!!

#’s sobre o assunto:
#VIVAfilhotes #Domingocomfilhotes #BotoCinzaEsguicho #BotoCinza #BotoCorDeRosa #BotoTucuxi #VIVAMamíferosAquáticos

Ilustração: Hew Barreto

Ir para o topo