Bolsa VIVA Juliana Molás 2024-03-08T15:30:19+00:00

Juliana Molás foi uma pessoa que, em sua curta e intensa trajetória na Terra se dedicou aos animais e seres humanos com muito amor e respeito. Tinha uma incrível alegria de viver, permeada por uma profunda tristeza pelo desrespeito aos animais, destruição da natureza e injustiças. Juliana foi para vários locais do Brasil para conhecer as diferentes espécies de animais, ecossistemas e nossas diversas culturas.

Foi ativista do Greenpeace e do SeaShepherd.

Ju Molás era inspiradora, era doce, era sensível, era estudiosa, era guerreira! E mesmo entre suas batalhas contra o câncer, continuava seus trabalhos ambientais e sociais, espalhando luz, amor e respeito…

Aos 27 anos de idade deixou nosso Planeta, mas ficou eternizada no coração de todas as pessoas que a conheceram e em todas as sementinhas que plantou com seu trabalho.

Para homenageá-la, como uma forma de sempre nos lembrarmos das suas atitudes, dedicação e conquistas, e para incentivarmos pessoas a agirem como ela, o VIVA Instituto Verde Azul oferece, desde 2017, a Bolsa “VIVA Juliana Molás”, um auxílio mensal a seres humanos do bem, éticos, que respeitam e amam os animais, estudantes de graduação ou pós-graduação como auxílio para desenvolver suas pesquisas.

Neste vídeo, as bolsistas das edições anteriores relatam como a Bolsa impactou positivamente suas jornadas, tanto no aspecto acadêmico quanto profissional. Confira:

Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2024

Barbara Sophia Codeas: Aluna de mestrado

Barbara é veterinária desde 2022, e atualmente está em desenvolvimento do seu pré-projeto de Mestrado em Anatomia Patológica de Toninhas (Pontoporia blainvillei) pelo Laboratório de Patologia Comparada de Animais Selvagens (LAPCOM) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP).

Possui o objetivo de analisar as Toninhas encontradas em redes de pesca, já que a captura incidental é sua principal ameaça, buscando um melhor entendimento dos tipos de lesão, das condições de saúde animal e ambiental, e da magnitude dos impactos antrópicos nestes animais. Irá trabalhar com a colaboração de Instituições parceiras do PMP-BS, as quais enviam amostras provenientes de necrópsias para realização dos exames histopatológicos.

Orientador: José Luiz Catão-Dias.

Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2023

Tainá de Souza Duarte Nogueira: Aluna de mestrado

A contemplada da sexta edição da Bolsa VIVA Juliana Molás é a pesquisadora e estudante Tainá Nogueira.

Tainá é bióloga desde 2019 e atualmente está cursando o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e compõe o Laboratório de Ecologia Acústica e Comportamento Animal (LEAC).

Em sua dissertação, intitulada “Dinâmica Espacial do boto-cinza (Sotalia guianensis) na Baía de Todos os Santos em um intervalo de 13 anos”, Tainá busca entender um pouco mais sobre 5 parâmetros da população de boto-cinza que habita a está Baía, sendo os parâmetros: área de ocorrência, fidelidade de área, abundância populacional, tamanho médio de grupo e coocorrência entre os indivíduos. Todos essas análises estão sendo feitas para dois conjuntos de dados, um coletado entre 2005 e 2007 e outro coletado entre 2016 e 2018.

Orientador: Prof. Dr. Marcos Rossi-Santos

Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2022

Maria Eduarda Ramalho: Aluna de graduação

A contemplada da quinta edição da Bolsa VIVA Juliana Molás é a pesquisadora e estudante Maria Eduarda Ramalho.

Madu  é estudante de biologia e atualmente faz parte da equipe do Instituto Australis/Pro Franca, e está cursando Ciências Biológicas com ênfase em marinha na UDESC.

O seu trabalho de conclusão de curso (TCC) tem o título “Análise de influência de atividades portuárias em relação ao comportamento da baleia-franca-austral (Eubalaena australis, Desmoulis 1822) no município de Imbituba, Santa Catarina, Brasil.

Orientadora: Prof. Dr. Eduardo Pires Renault Braga

Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2021

Andrea Milanelli: Aluna de mestrado

A contemplada da quarta edição da Bolsa VIVA Juliana Molás é a pesquisadora e estudante Andrea Milanelli.

Andrea é bióloga desde 2017 e atualmente está cursando o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no Laboratório de Ecologia e Conservação da Megafauna Marinha (ECOMEGA).

Em sua dissertação, intitulada “Ecologia da paisagem acústica do estuário da Lagoa dos Patos e o potencial impacto do ruído das embarcações no boto (Tursiops gephyreus)”, Andrea busca entender os padrões e a sazonalidade dos sons biológicos e antropogênicos nas proximidades de um dos maiores portos do Brasil, o Porto do Rio Grande; além de avaliar se o ruído das embarcações tem influência na comunicação dos botos que vivem na região.

Orientador: Dr. Luciano Dalla Rosa.

    Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2020

    Julia Cavalli Pierry: Aluna de mestrado

    A contemplada da terceira edição Bolsa VIVA Juliana Molás, é a pesquisadora e estudante Julia Cavalli Pierry.

    Julia tornou-se bióloga em 2017,  mas desde 2012 quando iniciou seu estágio no LAMAQ- Laboratório de Mamíferos Aquáticos, estuda e trabalha pela conservação destes animais e o ambiente em que vivem.

    Atualmente, está finalizando o seu mestrado em Ecologia na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolve uma pesquisa comportamental com a população residente mais austral de Sotalia guianensis (Botos-cinza), intitulada “Respostas comportamentais do boto-cinza à presença de um potencial competidor/agressor”.

    Orientador: Prof. Fábio G. Daura Jorge.

      Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2019

      Yasmin Viana: Aluna de mestrado

      A contemplada da segunda edição Bolsa VIVA Juliana Molás, é a pesquisadora e estudante Yasmin Viana.

      Yasmin atualmente está cursando mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora, desenvolvendo sua pesquisa no Laboratório de Ecologia Comportamental e Bioacústica (LABEC).

      Seu trabalho é na área de bioacústica com as espécies,Golfinho-de-risso (Grampus griseus), Golfinho-nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) e Baleia-piloto-de-nadadeira-longa (Globicephala melas).

      Orientador: Dr. Artur Andriolo.

        Ganhadora da Bolsa VIVA Juliana Molás 2017-2018

        Hew Barreto: Aluna de graduação

        Trabalho: Comportamento de diferentes categorias de grupos de baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) ao redor do Arquipélago dos Abrolhos.

        Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Alagoas, como requisito básico para a conclusão do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado).

        Orientador: Prof. Dr. Marcos Vinícius Carneiro Vital.

        EDITAL – Bolsa VIVA Juliana Molás 2024: Inscrições ENCERRADAS!

        Prazo:

        Inscrições até: 15 de fevereiro de 2024

        Divulgação do resultado: 28/02/2024

        Vigência da bolsa: 01/03/2024 a 01/02/2025

        Requisitos:

        -Alunas de graduação ou pós-graduação;

        -Trabalhos realizados com MAMÍFEROS AQUÁTICOS;

        – Pesquisas realizadas NO BRASIL;

        – Pesquisa com ANIMAIS de vida LIVRE;

        -Ser VEGANA/ VEGETARIANA*.

        Inscrições:

        – Inscrição através de link do Google Forms !
        ATENÇÃO!
        O edital da Bolsa VIVA Juliana Molás vai até dia 15 de Fevereiro de 2024. Caso tenha algum problema em anexar a documentação, favor enviar os documentos e a resposta do formulário via Wetransfer  para o contato@viva.bio.br.

        – Preencher o “Formulário de Inscrição”;

        – Anexar todos os documentos obrigatórios.

        Documentos obrigatórios:

        – Carta de apresentação da candidata – Escrever uma breve apresentação sobre você, descrevendo seu curso, semestre, universidade, área do seu projeto (que pretende trabalhar ou já trabalha), título do seu projeto (se já existir), escrever por quê você acha que deve ser contemplada com a Bolsa VIVA Juliana Molás 2023 e por último, citar alguma característica da Jú Molás que você mais se identifica;

        – Carta de recomendação de professor(a) ou orientador(a);

        – Título e resumo do projeto;

        – Certificado de matrícula na Universidade, ou documento que comprove vínculo com a Instituição.

        – Mini CV ou link do currículo da Plataforma Lattes.

        Importante: Todos os documentos devem estar nomeados de forma padronizada – Ex. “Carta de Apresentação_nome da candidata”; “Certificado de matrícula_nome da candidata”

        Seleção:

        – A estudante selecionada deverá atender todos os requisitos para a vaga;

        – As estudantes pré-selecionadas, participarão da uma segunda etapa, através de uma entrevista via Zoom para que a finalista seja escolhida.

        Benefícios:

        Bolsa mensal no valor R$ 700,00 por mês, depositados em conta corrente da estudante até dia 10 de cada mês.

        Duração da bolsa: 12 meses.

        Contrapartida:

        – Desenvolvimento do trabalho, conforme projeto apresentado;

        – Enviar atualização mensal, incluindo as conquistas e os desafios relacionados ao seu projeto;

        – Elaboração de um pequeno filme (1 minuto), contando sobre o seu projeto de pesquisa e falar sobre ser a contemplada na Bolsa VIVA Juliana Molás para ser divulgado em nosso site e mídias sociais (encaminhar o vídeo em março de 2023);

        – Elaboração de um pequeno filme (1 minuto), contando o resultado ou o quanto seu projeto de pesquisa evoluiu e descrever o quanto o auxílio mensal da Bolsa VIVA Juliana Molás ajudou nesse ano de pesquisa e convidar as próximas candidatas 2024 (Encaminhar o vídeo em dezembro 2023);

        – A possibilidade de elaborar mais vídeos para a divulgação da Bolsa VIVA Juliana Molás, ao longo do ano, ficará a critério da contemplada. Ela poderá ficar livre para apresentar /disponibilizar quantos vídeos, fotografias , textos e dados desejar, relacionados as atividades realizadas ao longo do ano, referente ao projeto apresentado;

        – Utilização do nome da Bolsa VIVA Juliana Molás/logotipo do VIVA Instituto Verde Azul , nas apresentações (parciais ou final) do projeto, congressos,  banners e afins.

        – Encaminhar o trabalho final para o VIVA Instituto Verde Azul, mesmo que termine após o período vigente da Bolsa VIVA Juliana Molás;

        **A Ju era vegetariana por amor e respeito aos animais e ao planeta. Os animais de produção são submetidos a extrema crueldade… Além disso, a pecuária é altamente devastadora dos nossos biomas, fauna, flora e causa grande impacto ambiental. Pela Ju, pelos animais e pelo planeta a Bolsa VIVA Juliana Molás é oferecida somente para vegetarianas/veganas!

        Ir para o topo