Foto: Andreas Weith – Wikicommons
Mudanças climáticas
A mudança climática não é um fenômeno recente, durante milhões de anos, alterações no clima da Terra têm mantido importante relação com a evolução da vida em nosso planeta. Os mamíferos aquáticos que habitam o Planeta há milhões de anos, sempre se adaptaram as mudanças, porém, nunca precisaram se adaptar tão rapidamente. Nos últimos 100 anos, o aumento de CO2 e da temperatura mudaram de forma bastante brusca, levando a acidificação dos oceanos, aumento do nível e da temperatura dos mares, reduzindo as camadas de gelo, levando a alterações na produtividade.
As consequências podem ser a perda de habitat, tanto pela diminuição das camadas de gelo, como diminuição de áreas de praias, alteração do período das migrações, alterando a dinâmica-presa-predador.
As temperaturas médias estão previstas para subir de 3-4 graus até o final do século XXI, com taxas de aquecimento ainda maior nas águas polares, podendo colocar em risco a alimentação do Ártico e da Antártida, pois podem afetar de maneira negativa a população de krill, fonte alimentar primária de muitas espécies marinhas, incluindo as grandes baleias.