Parceiros 2023-05-09T22:07:31+00:00

Centro Mamíferos Aquáticos

O Centro Mamíferos Aquáticos – CMA é um dos Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBio (Portaria nº 74 de 09-02-2017), embora a portaria seja recente o CMA foi criado pelo IBAMA em 1998 (Portaria nº143 de 22-10-1998) e sua história é mais antiga, no início dos anos 80 surgiu o Projeto Peixe-Boi, que com sucesso alcançado na proteção dos sirênios (peixe-boi) foi transformado em CMA e suas ações de conservação passaram a abranger todos os mamíferos aquáticos que ocorrem no Brasil.

A sede nacional do CMA está localizada na cidade de Santos-SP, onde são planejadas e executadas pesquisa e ações para a conservação de mamíferos aquáticos em todo litoral brasileiro e região amazônica.

https://www.icmbio.gov.br/cma/

Cristiane C. Albuquerque Martins / Tryphon Océans

Cris é de Brasília, mas desde pequena é extremamente conectada com o mar. Foi o encalhe de uma baleia-jubarte viva no Rio de Janeiro que confirmou o desejo já existente de dedicar seus estudos à proteção dos mamíferos marinhos. Em 1989, ela participou de uma expedição (Escola do Mar do Colégio Objetivo) em Angra dos Reis e foi lá que ela descobriu a Oceanografia. Graduada em Oceanologia pela FURG em 2000, e mestre em Ecologia pela UnB, sua pesquisa visa contribuir com a gestão integrada do ambiente costeiro e marinho e dessa forma garantir que o habitat dos cetáceos faz parte da equação. Pioneira no uso dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para a proteção dos mamíferos marinhos, ela integra os conhecimentos ecológicos com ferramentas de SIG na sua pesquisa. Especialista em observação comportamental de cetáceos, participou de diferentes estudos no Brasil, Argentina, e no Canadá, onde reside desde 2007. Cris completou o Doutorado em Geografia na Université de Montréal. Pesquisadora, mãe, mulher e ativista social, ela não mede esforços para contribuir com ações que visem a preservação do Planeta Terra.

ECO Informe

Especializado em meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social, o ECOinforme tem como objetivo contribuir para a construção de um mundo sustentável, ao se propor a informar, opinar, realizar palestras temáticas, projetos ambientais, expedições sustentáveis e especialmente divulgando as boas ações do mundo corporativo.

Um espaço independente para a veiculação de notícias, artigos, teses, ideias: uma tribuna de debates por uma sociedade mais justa, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Planeta. O ECOinforme conta com uma equipe de profissionais e colaboradores das áreas jornalística, acadêmica e ambiental.

www.ecoinforme.com.br

ECO360

ECO360 é um projeto de produção audiovisual com foco na conservação ambiental. Através do poder das imagens, busca sensibilizar e comunicar a ciência, fortalecendo os laços entre a natureza e o público em geral. Idealizado pelos biólogos Daniel Venturini e Marina Angeli, o projeto mescla sensibilidade, educação, ousadia & fascínio em suas produções. Usando ferramentas e práticas inovadoras, apoia a comunicação de projetos de pesquisa, unidades de conservação e instituições. A ECO360 cria audiovisuais com muito carinho, no desejo de cativar nas pessoas Um Outro Olhar para a vida.

Larissa Dalpaz

“Sou bióloga, mestra e doutoranda em Ecologia. Desenvolvi pesquisas com métodos de estudo de cetáceos, ecologia populacional de baleias-de-bryde e, atualmente, com diversidade funcional no ambiente marinho. Minha relação de admiração e inspiração pelas integrantes do VIVA vem desde 2016, mas foi a partir de 2019 que comecei a trabalhar em parceria com o Instituto. Neste ano, fui contemplada com um auxílio para participar da Bienal de Mamíferos Marinhos (Espanha), onde tive a alegria de receber o prêmio de melhor apresentação estudantil da América do Sul. Posteriormente, segui como bolsista STOPBycatch, me dedicando a estudar e atuar em prol de reflexões e soluções para este grande desafio. Atuo também em atividades de monitoramento de mamíferos marinhos, seja em obras ou embarcada. Sou militante socioambiental, feminista, pedaleira e viciada no hábito indígena de tomar chimarrão.”

Maria Bernadete Barbosa

“Berna”, como é chamada carinhosamente por todos que têm o prazer de conhecê-la, é uma paraense que encontrou na Bahia a sua maior missão. Respeitavelmente conhecida como a guardiã dos Abrolhos, dedica-se à sua profissão com muito amor: cuidar e proteger as ilhas e mares do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos há mais de 30 anos. Apaixonada pelo mar, mergulha, ensina, aprende, respira e contagia a todos com o seu amor e preocupação que tem pela natureza. Berna é ainda mais especial para o VIVA, pois fazem aniversário no mesmo dia: 11 de abril!

 Sabrina Pires – @eaibicho

Sabrina Pires é jornalista, pós graduada em Marketing, repórter e apresentadora de televisão e rádio, em São Paulo. Apaixonada por animais e meio ambiente, tem como propósito profissional dar voz a quem não tem, construir pontes de ideias e contar boas histórias. É autora do livro “E agora, bicho? Manual prático para horas de perrengues (com) animais” e criadora do canal no YouTube “E aí, bicho?”.

http://www.eaibicho.com.br/

Bola Estúdio

Estúdio de Design Gráfico dirigido por Suzana Cersosimo. Iniciou a parceria com o VIVA Instituto Verde Azul na repaginação do seu logotipo.
Foi o responsável por dar vida ao site, tentando transmitir nele todo o amor que as integrantes do VIVA sentem por esses animais e pela natureza.

www.bolaestudio.com.br
Ir para o topo