EquipeVIVA 2023-05-04T12:32:01+00:00

EquipeVIVA

Maria Emilia Morete “Mia”

Desde criança seu sonho era “salvar as baleias”, pois na sua infância assistia na TV as cruéis imagens de matanças, já que naquela época a caça ainda era permitida no Brasil! Em 1986, com 16 anos, iniciou sua vida de ativista e participou de uma manifestação na Av. Paulista que pedia o fim da caça! Seguiu seu sonho… É bióloga formada pela Universidade de São Paulo e doutora em Ecologia pelo Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da USP. Trabalhou por 9 anos para o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), em Abrolhos, desenvolvendo trabalhos de observação comportamental de baleias-jubarte na região ao redor do Arquipélago, a partir de ponto fixo de observação em terra, método nada invasivo, o que a possibilitou desenvolver sua tese. É até hoje pesquisadora associada do Instituto Baleia Jubarte, anualmente retorna para Abrolhos para treinar a equipe de campo no início da temporada reprodutiva das baleias. Ao longo de sua vida, participou de projetos de pesquisa associados ao governo dos Estados Unidos (NOAA), participou de uma Expedição Científica à Antártica e foi palestrante em congressos na área de mamíferos aquáticos, zoologia, ecologia e ética com animais. É autora e coautora de trabalhos científicos e capítulo de livro. Fundou o VIVA Baleias, Golfinhos e cia (hoje, VIVA Instituto Verde Azul) ainda com o grande desejo e esperança de salvar as baleias, golfinhos e toda preciosa biodiversidade da Terra, das grandes pressões antrópicas que sofrem, através da disseminação de conhecimento e sensibilização. Por respeito e amor aos animais, é vegana e ativista… E uma mãe “chata” que quer deixar para o planeta um ser humano ético, íntegro, que ama e respeita os animais!

link Lattes

Marina Leite Marques

Sua relação com o mar e com os animais que vivem nele começou desde muito nova, mesmo morando numa cidade como São Paulo, seus pais sempre garantiram o contato frequente com o mar. Em uma dessas viagens, aos 8 anos, vivenciou mergulhos cristalinos e viu de perto centenas de animais incríveis que desde então despertou a curiosidade e cuidado com eles. Escolheu o curso de Ciências Biológicas, com ênfase em Biologia Marinha. Graduada pela Universidade Santa Cecília, concluiu a Licenciatura e Bacharelado em 2004. Foi monitora e gerente de projeto em estudos de pesquisa clínica por 8 anos, porém a paixão pelo mar falou mais alto e resolveu se dedicar de fato aos animais… Trabalhou por dois anos como pesquisadora temporária no Instituto Baleia Jubarte, como coordenadora do Ponto Fixo de Abrolhos e como observadora de bordo de cetáceos na região do Banco dos Abrolhos. Foi capacitada e acompanha o monitoramento reprodutivo das tartarugas marinhas em Abrolhos, desde 2014. Tem experiência na área de Zoologia e Educação Ambiental, com ênfase em Conservação das Espécies Animais. Atualmente é pesquisadora-colaboradora do VIVA Instituto Verde Azul.

link Lattes

Hew Barreto

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas. Foi estagiaria no Instituto Baleia Jubarte em 2015 por 5 meses onde realizou em Abrolhos atividade de observação de baleias-jubarte, monitoramento de boto-cinza e whale whatching. Também foi estagiária no Instituto Biota de Conservação onde participou de monitoramento, manejo e conservação de tartarugas marinhas e mamíferos aquáticos. Atualmente desenvolve pesquisa sobre comportamento de baleia-jubarte no Laboratório de Ecologia Quantitativa. Apaixonada por quadrinhos, colabora com o VIVA Instituto Verde Azul criando ilustrações voltadas à educação ambiental e conservação.

link Lattes

Márcio Motta

Biólogo pela Universidade Católica de Santos e Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina. Pedagogo formado pelo Centro Universitário Senac. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade de Ambientes Costeiros, Unesp (Campus Litoral Paulista) e membro da equipe do VIVA Instituto Verde Azul.

link Lattes
Ir para o topo