10/05/2018

AS ROTAS MIGRATÓRIAS DAS BALEIAS AZUIS AO LONGO DO PACÍFICO SUL ORIENTAL

O esquema já conhecido de migração das grandes baleias (misticetos, cetáceos com barbatanas), compreende deslocamentos anuais entre as águas produtivas em áreas de alimentação nas altas latitudes durante o verão, para as águas mais quentes em latitudes mais baixas onde as baleias se reproduzem (nascimento, amamentação e cópula), mas raramente se alimentam.

Evidências indicam, no entanto, que grandes desvios desse esquema existem entre populações e indivíduos. Além disso, para algumas populações, praticamente não há informações sobre rotas migratórias e destinos. Esse é o caso das baleias-azuis (Balaenoptera musculus) chilenas em todo o leste do Pacífico Sul.

O estudo monitorou via satélite, 10 baleias-azuis durante a migração saindo da Patagonia Chilena seguindo para o norte. Elas moveram-se em várias direções, mas acabaram convergindo para um sentido geral para noroeste, dentro de uma largo corredor que excedia 2.000 km. Duas dessas baleias chegaram até o arquipélago de Galápagos.

Estudos como esse são importantes para conhecermos as áreas que elas utilizam para que ações de proteção sejam tomadas.

Autores: Rodrigo Hucke-Gaete1,2, Luis Bedriñana-Romano1,2, Francisco A. Viddi1,2, Jorge E. Ruiz1,2, Juan Pablo Torres-Florez2,3, Alexandre N. Zerbini4,5,6
Published April 30, 2018 PubMed 29736336

Fonte: Peerj.com

#’s sobre o assunto:
#VIVABaleiaAzul
#Balaenopteramusculus
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVACiência

Ir para o topo