10/10/2019

BALEIA-JUBARTE NO BRASIL: COMPORTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO E A POSSÍVEL ASSOCIAÇÃO COM AS REDES DE PESCA

Baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) migram anualmente das águas frias dos polos, onde alimentam-se de krill e peixes, em direção as regiões subtropicais e tropicais em busca de ambientes favoráveis para reprodução e cuidado dos filhotes.

Os casos de alimentação das baleias-jubarte em áreas de reprodução são ainda pouco conhecidos pelo mundo.

Nesse trabalho foi relatado observações em campo de uma baleia juvenil (yearling- nascida na temporada passada) em águas brasileiras, com evidências de comportamento de forrageamento, em busca de pequenas presas, camarões ou lulas, durante curtos mergulhos.

Adicionalmente foram relatadas outras observações semelhantes no sudeste do Brasil nas quais as baleias mostraram interesse e aproximação de redes de emalhe, provavelmente atraídas por peixes ali enredados.

Foi considerado que em alguns desses casos a aproximação das baleias em direção às redes tenha causado emalhamentos, e que pelo menos em um caso a baleia libertou-se das redes.
Em outros casos as redes podem ter causados ferimentos nas baleias-jubarte.

Recomenda-se um acompanhamento dessas interações de baleias-jubarte com redes de pesca pela costa brasileira para uma melhor avaliação, uma vez que podem representar uma forma nova de comportamento desses migrantes.

Título: A STOP FOR A SNACK: EVIDENCE OF HUMPBACK WHALE (MEGAPTERA NOVAEANGLIAE) FEEDING BEHAVIOR AND ASSOCIATION WITH GILLNETS DURING MIGRATION OFF SOUTHEASTERN BRAZIL

Autores: Salvatore Siciliano, Júlio Cardoso, Arlaine Francisco & Sérgio Carvalho Moreira.

Projeto Baleia à Vista

#VIVACiência
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAInstitutoVerdeAzul
#VIVAIlhabela
#BaleiasJubarte
#StopByCatch

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/…/…/view/11035/6880

Ir para o topo