15/11/2019

BALEIAS DO ESPAÇO: QUATRO ESPÉCIES DE MISTICETOS DESCRITOS ATRAVÉS DE IMAGENS DE SATÉLITE

Animais grandes e encorpados, como as baleias de barbatanas, agora podem ser detectados através de imagens de satélite de resolução muito elevada (VHR), permitindo estudos de baleias em áreas remotas e inacessíveis onde a pesquisa tradicional e métodos utilizados são limitados ou impraticáveis.

Esse é o primeiro estudo de baleias usando o satélite WorldView ™ 3, que tem a capacidade espacial mais alta atualmente disponível para profissionais não militares.

Os pesquisadores detectaram manualmente e descreveram quatro espécies diferentes de mIsticetOs: Baleias-fin (Balaenoptera physalus) no mar da Ligúria, baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) área fora
do Havaí, baleias-franca-austral (Eubalaena australis) área fora da Península Valdés e baleias-cinzenta (Eschrichtius robustus) na Laguna San Ignacio.

Análises visuais espectrais foram realizadas para cada espécie, como a água e objetos próximos (por exemplo, barcos).

Descobriram que o comportamento e diferenças morfológicas tornaram algumas espécies mais distintas do que outras. As baleias-fin e baleias-cinzenta foram as mais fáceis de discernir devido à sua coloração corporal contrastante com a água circundante e a posição propensa do seu corpo mais próximo à superfície do mar (isto é, corpo paralelo à superfície do mar).

Estes resultados demonstram a viabilidade de usar o VHR, uma boa maneira de utilizar a tecnologia de satélite para monitorar as grandes baleias.

Título: Whales from space: Four mysticete species described using new VHR satellite imagery.

Autores: Cubaynes, H. C., P. T. Fretwell, C. Bamford, L. Gerrish, J.A. Jackson.

#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
# Balaenopteraphysalus
# Megapteranovaeangliae
# Eubalaenaaustralis
# Eschrichtius robustus

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/mms.12544?fbclid=IwAR2TA9_JrvCEt78yYz-kdcQ2_9yOpcyZITPg3LJBeKSvCbaMAm39lMWjRcE

Ir para o topo