14/03/2019

DIFERENTES TIPOS DE ORCAS

O aumento das pesquisas nas últimas décadas com orcas em vida livre, levou os pesquisadores a descreverem diferentes tipos de orcas (Orcinus orca).

Os tipos distintos de orcas, são conhecidos como ecótipos e são diferentes em tamanho, aparência, preferências por presas, técnicas de forrageamento, dialetos, comportamentos e grupos sociais. Elas não parecem intercruzar e raramente interagem com tipos distintos.

No hemisfério norte, tem o registro de 5 tipos distintos: Orcas residentes, Bigg’s orcas, Offshore, Atlântico Norte Tipo 1 e Atlântico Norte Tipo 2.

No hemisfério sul, também foram descritos 5 tipos: tipo A, tipo B (grande), tipo B (pequena), tipo C e a mais recente tipo D.

As orcas subantárticas (o quinto ecótipo no hemisfério sul) foram descobertas nos anos 50 em um evento de encalhe em massa na Nova Zelândia. Na época, foi pensado que poderia ser um tipo mutante.

Enquanto elas compartilham os padrões de coloração preto-e-branco e sela de outras orcas, essas orcas têm nadadeiras dorsais mais curtas, cabeças mais arredondadas e os menores “tapa-olhos” de qualquer ecótipo, dando-lhes uma aparência muito específica.

Desde então, houve poucos avistamentos desse raro ecótipo (tipo D), mas o suficiente para os pesquisadores perceberem que eles são um ecótipo único e não apenas uma mutação. Elas foram vistas consumindo um tipo de peixe da Patagônia, mas, como as orcas do Mar de Ross, ainda não se sabe se são especialistas em peixes.

Fonte:us.whales.org

 

#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#Orcinusorca

Ir para o topo