25/04/2019

MISTICETOS PREDADORES GIGANTES PERCORRIAM O OCEANO AUSTRAL NO EOCENO

As baleias modernas (Mysticeti), os maiores animais da Terra, surgiram de pequenos ancestrais em torno de 36,4 milhões de anos atrás.

Acredita-se que o gigantismo verdadeiro tenha surgido tarde na história dos misticetos, com espécies excedendo 10 m desconhecidas antes de 8 milhões de anos atrás.

Essa visão é desafiada por novos fósseis da Ilha Seymour (Isla Marambio), na Antártida, que sugerem que enormes baleias já percorreram o Oceano Antártico durante o final do Eoceno (34 milhões de anos atrás).

O novo material sugere uma espécie desconhecida do misticeto arcaico Llanocetus com um comprimento total de até 12 m. Este último é comparável ao das baleias de Omura existentes atualmente (Balaenoptera omurai) e sugere que o gigantismo tem sido uma característica recorrente dos misticetos desde a sua própria origem.

A análise funcional, incluindo nitidez e desgaste dentário, implica uma estratégia de alimentação parcialmente predatória, contrastando fortemente com o hábito de filtração das baleias vivas.

O novo material fossil amplia acentuadamente a faixa de tamanho dos misticetos arcaicos e demonstra que as baleias alcançaram considerável dimensão pouco depois de sua origem.

Título: Gigantic mysticete predators roamed the Eocene Southern Ocean

Autores: Felix G. Marx, Mónica R. Buono, Alistair R. Evans, R. Ewan Fordyce, Marcelo Reguero & David P. Hocking.

#VIVACiência
#MamíferosAquáticos
#VIVABaleiasGolfinhosecia

https://www.cambridge.org/core/journals/antarctic-science/article/gigantic-mysticete-predators-roamed-the-eocene-southern-ocean/0EEFC32753A8909BC4E7C134F5AEA6AE?fbclid=IwAR1n8BHw2zDmHnVc3p4OKWO6mNyjicxI1zKfASg7uwv1thTuXQOecLLWE9I

Ir para o topo