2/05/2019

TAXAS REPRODUTIVAS FLUTUANTES NAS BALEIAS-JUBARTE DO HAVAÍ, REFLETEM ANOMALIAS CLIMÁTICAS

Juntamente com a mudança das temperaturas e a química dos oceanos, as mudanças climáticas antropogênicas estão afetando os processos fundamentais da base dos sistemas marinhos.

No entanto, onde as aberrações do clima natural mascaram ou amplificam os impactos das mudanças climáticas antropogênicas, identificar as principais mudanças prejudiciais é um desafio.

Nessas situações, estudos de campo sistemáticos de longo prazo permitem que as conseqüências da mudança climática antropogênica sejam diferenciadas das flutuações esperadas nos recursos naturais.

Neste estudo, foi descrito as flutuações das taxas, comparando as baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae), entre 2008 e 2018.

As taxas comparadas foram avaliadas durante as pesquisas de transecto do Canal de Au’Au, Maui, no Havaí. Inicialmente, as taxas aumentaram, acompanhando as taxas de crescimento projetadas para esse segmento populacional. As taxas atingiram o pico em 2013, depois declinaram até 2018.

Especificamente, entre 2013 e 2018, as taxas de incidência de filhotes caíram 76,5%, sugerindo uma redução rápida na taxa reprodutiva durante esse período.

Como esse declínio coincidiu com as mudanças na oscilação durante essa década no Pacífico. O desenvolvimento da onda de calor marinha do Pacífico Norte e a evolução do El Niño de 2016, pode ser outro exemplo do impacto desse potente resultado de eventos climáticos no Pacífico Norte.

Título: Fluctuating reproductive rates in Hawaii’s humpback whales, Megaptera novaeangliae, reflect recent climate anomalies in the North Pacific

Autores: R. Cartwright, A. Venema, V. Hernandez, C. Wyels, J. Cesere & D. Cesere

#VIVACiencia
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVABaleiasGolfinhosecia

https://royalsocietypublishing.org/doi/full/10.1098/rsos.181463?fbclid=IwAR0nzObGD8RAwiyQRaKAYTD0-70m88BZPW89Q_mUZURMLgwABYK0KIQhDjc

Ir para o topo