4/04/2019

A EXTINÇÃO É EVITÁVEL

O CIRVA (Comitê de Recuperação da Vaquita do Governo Mexicano) divulgou seu último relatório, resultante de uma reunião do comitê em fevereiro de 2019, referente ao status atual da Vaquita (Phocoena sinus).

O relatório deixou claro que a pesca ilegal com rede de emalhe talvez continue aumentando, embora as operações de remoção de redes tenha aumentado também.

A população de vaquitas diminuiu para cerca de 10 indivíduos (com alta confiança de que o número verdadeiro está entre 6 e 22). Além disso, uma vaquita morta foi encontrada na primeira quinzena de março.

A situação é extremamente terrível, e a nova administração mexicana deve tomar medidas corajosas e imediatas para que a vaquita tenha uma pequena chance de sobrevivência.

Esta é, sem dúvida, uma má notícia.
Diante de tudo isso, algumas pessoas e organizações parecem estar perdendo a esperança pela vaquita.

No entanto, o relatório CIRVA também deixa claro que ainda há uma chance dessa espécies ser salva!

As operações de remoção de rede continuam e novas evidências sugerem que vaquitas podem dar à luz anualmente (isso é uma boa notícia, pois anteriormente, pensava-se que elas só poderiam ter um filhote a cada dois anos).

O CIRVA não está desistindo, a Sea Shepherd não está desistindo, e nem os membros da VIVA Vaquita. Eles acham que enquanto houver um macho e uma fêmea vaquita vivos, há uma chance (ainda que remota). Todos os esforços estão sendo feitos para as Vaquitas não desaparecerem.

No dia 6 de julho de 2019, foi criado o Dia Internacional “Save the Vaquita” (Salve a Vaquita), que acontece nos EUA, Canadá, México e em outros países.

Este é um dia dedicado a reconhecer o estado precário da vaquita, e trabalhar para motivar os outros a se envolverem em ajudar a espalhar a mensagem de esperança e ajudar nos esforços para evitar a extinção desse precioso animal.

O lema desse ano é “A extinção é evitável” e esses grupos de pessoas realmente acreditam nisso.

O apelo do órgão é “Por favor, não desista da vaquita, e nos ajude a fazer 2019 o ano em que a trajetória desta espécie faz um giro de 180 ° e começa a se recuperar.
Precisamos da sua ajuda agora mais do que nunca, enquanto fazemos um esforço final para garantir que não percamos o belo golfinho do Mar Cortez, o “Panda of the Sea” do México. “

Fonte: www.vivavaquita.org
Thomas A. Jefferson
Director of VIVA Vaquita

#VIVACiência
#SaveTheVaquita
#SalveaVaquita
#VIVAaVaquita
#Phocoenasinus
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAMamíferosAquáticos

 

Ir para o topo