14/11/2019

A Southern Ocean archipelago enhances feeding opportunities for a krill predator

A produtividade nos oceanos é aumentada de acordo com as características oceanográficas e batimétricas, como frentes e ilhas. Isso pode ter um efeito de fluxo, proporcionando maior disponibilidade de alimentos para espécies de nível trófico mais alto.

Usando dados de uma pesquisa visual e acústica combinada, em cinco dias foi examinado a hipótese de que uma maior densidade de krill antártico (Euphausia superba ) fornece um recurso lucrativo para Baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae ) em uma área remota de alimentação antártica, nas Ilhas Balleny (67°S, 164° E).

Foi avaliado a presença de baleias na área de alimentação em relação ao krill, produtividade e variáveis ambientais, utilizando modelagem de superfície de densidade.

Encontraram diferenças gritantes entre aglomerados de krill perto das ilhas e aqueles em águas abertas adjacentes.
Os aglomerados de krill, eram duas vezes mais densos e três vezes mais numerosos perto das Ilhas Balleny em comparação com um ambiente pelágico em águas abertas, sugerindo que as ilhas ofereciam uma oportunidade de alimentação lucrativa.

Na área de alimentação, as baleias foram encontradas em águas mais profundas e produtivas, com densidades médias de krill.

Essas relações, juntamente com a alta disponibilidade de krill nas ilhas, podem ser o resultado do efeito de massa da ilha.

Título: A Southern Ocean archipelago enhances feeding opportunities for a krill predator

Autores: Lisa‐Marie K. Harrison , Kimberly Goetz, Martin J. Cox & Robert Harcourt

#VIVACiência
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAInstitutoVerdeAzul
#VIVAMamíferosAquáticos

Ir para o topo