31/10/2019

O Estudo de Migração de Baleias em Cape Solander é um projeto de ciência cidadã que faz a contagem anualmente das Baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) em migração para o norte ao longo de Cape Solander, Sydney, Austrália.

Observadores dedicados compilaram um conjunto de dados de 20 anos (1997-2017) de observações em terra a partir do ponto de vista mais alto do Cabo Solander.

Utilizando esse conjunto de dados de longo prazo coletado por cientistas cidadãos, o estudo procurou estimar a tendência da população de baleias jubarte à medida que continua a recuperação pós caça.

Foi estimada uma taxa de crescimento exponencial de 0,099 (IC95% = 0,079 ± 0,119) usando um modelo linear generalizado, baseado no esforço do observador (número de dias de observação) e no número de baleias observadas, o que equivale a 10% ao ano de avistamentos desde 1997.

Descobriram que as condições climáticas favoráveis para avistar as baleias ao longo do Cabo Solander consistiam em ventos <30 km / h, vindos de um sul ao longo de uma direção norte-oeste. Observações incidentais de outras espécies de cetáceos incluíram a Baleia-azul (Balaenoptera musculus) ameaçada de extinção e espécies com poucos dados, como a Orca (Orcinus orca) e Falsa-orca (Pseudorca crassidens).

Os estudos baseados na ciência cidadã podem fornecer uma abordagem econômica para monitorar a vida selvagem ao longo do tempo necessário para detectar mudanças em uma população.

Informações obtidas de projetos de ciência cidadã como esse, podem ajudar a informar os responsáveis políticos pela proteção estadual e federal dos cetáceos nas águas australianas e em outras.

Título: A citizen science approach to long‐term monitoring of humpback whales (Megaptera novaeangliae) off Sydney, Australia.

Autores: Vanessa Pirotta, Wayne Reynolds, Geoffrey Ross, Ian Jonsen, Alana Grech, David Slip & Robert Harcourt.

#VIVACiência
#VIVABaleiasGolfinhosecia
#VIVAInstitutoVerdeAzul

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/mms.12651

Ir para o topo