VIVAaoVIVO 2021-06-16T11:58:51+00:00

VIVAaoVIVO

Bate papo com pessoas envolvidas no estudo e conservação da nossa biodiversidade, para dialogar sobre os desafios, e caminhar na direção de soluções para conservação ambiental em nosso Planeta!

“Mar de Lixo, os impactos dos nossos resíduos nos oceanos!”

Convidadas

Luciana Rodízio – Projeto TAMAR

Marina Klink – Fotógrafa Ambiental

Paulina Chamorro – Co-Fundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos

Tatiana Neves – Projeto Albatroz

“Toninha, o golfinho mais ameaçado do Brasil!”

A toninha é a espécie de golfinhos mais ameaçada de extinção do Brasil. Ocorre somente em uma pequena região, do Espírito Santo até a região do Chubut na Argentina. Ela sofre fortes pressões antrópicas pela captura acidental em redes de pesca.

Neste encontro, especialistas renomados em Toninhas contam mais sobre a espécie, pesquisas que desenvolvem e os impactos que sofrem.

“Mar e Terra – Amigos do Baleia à Vista: Ciência Cidadã em Ilhabela e Região.”

A ciência cidadã é um tipo de ciência baseada na participação informada, consciente e voluntária, de milhares de cidadãos que geram e analisam grandes quantidades de dados, partilham o seu conhecimento e discutem e apresentam os resultados. Em Ilhabela, um grupo de Whatsapp chamado: Amigos do Baleia à Vista, foi criado em 2018 por Claudia Ferreira do Mar e Vida Ecotrip, para compartilhar informações sobre baleias e golfinhos. Esse grupo cresceu e hoje conta com cerca de 34 pessoas de diversas formações e profissões, que juntos criaram uma rede de informações sobre a presença desses animais em Ilhabela e São Sebastião, troca de conhecimento cientifico e pesquisa.

“O Impacto do “bycatch”.”

A Captura acidental em equipamentos de pesca (“Bycatch”) mata milhões de animais marinhos não alvo da pesca por ano. Estima-se que 300 mil baleias e golfinhos morram por ano emalhados. Cerca de 40% de toda a pesca é bycatch. Baleias, golfinhos, focas, tartarugas, tubarões, raias, aves marinhas, peixes, invertebrados, capturados acidentalmente e descartados. Para cada quilo de camarão capturado, são capturados outros 21 kg de fauna acompanhante (Aish et al. 2003). Vidas desperdiçadas!

A comissão dos Oceanos dos Estados Unidos declarou em 2005 o bycatch como a maior ameaça aos mamíferos aquáticos no mundo (Young and Ludicello 2007). Cerca de 640 mil toneladas de petrechos de pesca são perdidas ou abandonadas no mar todos os anos se tornando redes fantasmas (Macfadyen et al. 2009). Pela perspectiva do bem estar animal, os emalhes das baleias são indiscutivelmente uma das piores formas de mortalidade causada por seres humanos aos animais selvagens (Cassof et al 2011). Porem levar mais de 1 ano para morrer…

“Quando uma baleia viva encalha na praia.”

Tema apresentado por duas especialistas que já vivenciaram várias vezes essa situação crítica, nervosa, triste, angustiante, que requer muita clareza, muito conhecimento, muita calma, além de equipamentos, logística e a colaboração de várias instituições.

“Papo de Orca!”

Um bate papo sobre as orcas, grandes golfinhos predadores, que possuem complexas relações sociais e muitas outras características incríveis!

“Ponto de vista: Ponto Fixo!”

Estudos de baleias, golfinhos e cia a partir de terra. Sim! É possível estudar baleias, golfinhos e outros animais a partir de terra! Pesquisa não invasiva que nos permite entender diversos aspectos da biologia desses animais!

Venha aprender com a experiência de pesquisadoras que utilizam essa técnica há anos em seus projetos!

“Desenhando Ciência – A arte atuando na educação ambiental e na conservação marinha!”

Bate papo sobre a importância e o papel da arte na conscientização e educação ambiental!

“Uma vida pela Conservação!”

Essas duas mulheres incríveis nos contam suas experiências, histórias fantásticas, desafios, medos, alegrias e emoções vividas nesses locais maravilhosos, ao longo de tantos anos de dedicação para protegê-los!

“Um novo e emocionante olhar 360°!”

A ECO360 é um projeto realizado pelo casal, Nina e Dan, através da captação de imagens utilizando drones e câmeras 360! Um trabalho cheio de amor, satisfação e sensibilidade… que se reflete no resultado final… As imagens capturadas pela equipe, além de elevarem nossa emoção, elevam nosso olhar, nos proporcionando momentos com uma perspectiva totalmente diferente…

Esse lindo projeto torna possível, e acessível, a visitação à lugares paradisíacos e a observação de animais incríveis, como as baleias jubarte. É incrivelmente emocionante!

Nós, do VIVA, somos encantadas com o trabalho da ECO360 e vamos recebê-los no Encontros sem Encontro para dividirmos essa emoção com todos!

“Taiji, Japão – Massacre, Crueldade, Ganância!”

O QUE ACONTECE TODOS OS ANOS NO JAPÃO E NINGUÉM VÊ?

A brutal e cruel caça de Golfinhos em Taiji começará em breve! Todos os anos entre 1º de setembro a 1º de março grupos de pescadores se reúnem na baia de Taiji com alta tecnologia, equipamentos modernos e barcos velozes para realizar uma caça cruel e bárbara de Golfinhos! Isso não é cultura! É um massacre! Animais com marcas na pele são brutalmente mortos! Animais mais jovens são capturados para a indústria do cativeiro, dos aquários! NÃO PARTICIPE DESTA CRUELDADE! Não compre ingressos para delfinários, e programas de “Nado com golfinhos”…

“Redes de pesca fantasma assombrando os mares.”

As redes de pesca fantasmas impactam severamente a vida marinha… Afetam inúmeras espécies – invertebrados, peixes, répteis, aves, mamíferos. Animais podem morrer por fome, afogamento, podem ser feridos e mutilados. Os impactos são difíceis de contabilizar… Além do dano às espécies, com a ação do tempo e das ondas, o plástico das redes vai se quebrando e se tornando microplásticos, impactando toda a cadeia alimentar. São cerca de 640 mil toneladas de petrechos de pesca que são perdidas ou abandonadas no mar todos os anos, se tornando redes fantasmas.

“Conhecendo o golfinho mais ameaçado do Brasil!” – Dia Nacional da Toninha

Toninha (Pontoporia blainvillei) está criticamente ameaçada de extinção! É a menor espécie de golfinho que ocorre em águas Brasileiras e tem distribuição bem restrita, do Espírito Santo até a região do Chubut, na Argentina e em mais nenhum local do mundo! As Toninhas tem hábitos costeiros e por isso encontram muitos problemas próximo a costa… as redes de pesca são um grande perigo para elas… elas se emalham e acabam morrendo aos montes… Dia 1 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Toninha! Pesquisadores de Toninhas de todo o Brasil estão unidos para esse evento!

“SOLAMAC – Live Internacional.”

A Sociedade Latino Americana de Mamíferos Aquáticos (SOLAMAC) convida a todos para um bate papo com a Presidente da Sociedade Dra. Maritza Sepulveda, sobre as atividades da SOLAMAC em 2020, e com o Prof. Dr. Flávio Lima, trazendo novidades e informações sobre a 19RT, que ocorrerá na Praia do Forte, BA -Brasil. E teremos a palestra do Prof. Dr. Mariano Alberto Coscarella – CESIMAR – CCT CENPAT – CONICET; Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco. “El estudio de la biología de mamíferos marinos en Patagonia: Herramientas para su manejo y conservación en un contexto de explotación turística”.

“Stop Bycatch Day 2020”

STOP BYCATCH DAY – Esse dia foi idealizado pelo VIVA, em 2018, com o intuito de conscientizar especialistas, estudantes, pescadores, órgãos públicos, políticos e população em geral sobre a grande ameaça que os animais marinhos estão sofrendo com a captura acidental. Além das atividades e campanhas que estão sendo realizadas por diversas instituições que aderiram ao movimento, teremos um bate papo sobre ByCatch e possíveis soluções.

“Webinar – Baleias e Golfinhos de Ilhabela.”

Webinar – Baleias e Golfinhos de Ilhabela VIVA Instituto Verde Azul, Projeto Baleia à Vista e Prefeitura de Ilhabela Conheça as espécies de baleias e golfinhos que aparecem no litoral de Ilhabela e entenda os cuidados para um avistamento seguro e responsável!

Ir para o topo