12/07/2018

HÁBITOS ALIMENTARES DE TONINHAS (Pontoporia blainvillei): ECOLOCALIZAÇÃO OU ESCUTA PASSIVA?

Pesquisas sobre os hábitos alimentares de golfinhos Toninhas (Pontoporia blainvillei) ao longo da costa do Uruguay foram realizadas analisando os conteúdos estomacais de 41 indivíduos que estavam mortos emalhados em redes de pesca artesanal ou encalhados na praia.

Nos estômagos dessas Toninhas foram encontradas nove espécies de presas: oito espécies de peixes e uma lula. As espécies mais frequentes foram: peixe fraco listrado (Cynoscion guatucupa) o qual foi o mais registrado, seguido pelo peixe-sapo (Porichthys porosissimus) e o grasnador (Micropogonias furnieri).

Dessas oito espécies encontradas no conteúdo estomacal, quatro são peixes que produzem sons ativamente, e foram estes os mais ingeridos pelas Toninhas, perfazendo 97,4% do conteúdo alimentar, indicando uma estratégia de alimentação especializada. Toninhas da Costa do Uruguay se alimentam mais frequentemente dessas espécies de peixes que emitem sons. Toninhas provavelmente encontram suas presas nas águas de baixa visibilidade do estuário do Rio da Prata e as águas turvas da costa do oceano uruguaio através da escuta passiva.

No entanto, este comportamento também pode levar as Toninhas a serem atraídas pelas redes de pesca artesanal, devido aos sons produzidos pelos peixes capturados nas redes, o que as colocam em risco de se emalharem.

Título: Feeding Habits of Franciscana Dolphins (Pontoporia blainvillei): Echolocation or Passive Listening?

Autores: Javier S. Tellechea, William Perez, Daniela Olsson, Martin Lima, & Walter Norbis

Fonte: AquaticMammalsJournal.org

#’s sobre o assunto:
#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos

Ir para o topo