POR ONDE NADAM AS BALEIAS-FIN CHILENAS?
As baleias-fin (Balaenoptera physalus) são documentadas ao longo da costa do Chile desde o início do século XX; no entanto, informações sobre sua ecologia e padrões de movimento ainda são pouco conhecidas.
Na primavera de 2015, seis tags para monitoramento satelital foram implantados nas baleias-fin próximas às reservas marinhas de Isla Chañaral e Islas Choros-Damas (aproximadamente 29 ° S) para avaliar seus movimentos e uso de habitat na costa do Chile.
As baleias foram rastreadas por períodos que variaram entre 4 e 162 dias, cobrindo uma distância média de 3225,7km.
Cinco das seis baleias permaneceram em latitudes médias por períodos prolongados, movendo-se em um padrão norte-sul próximo à costa.
Apenas um indivíduo mostrou um claro comportamento migratório para o sul a maior parte do período em que foi monitorado.
Estes resultados sugerem que algumas das baleias-fin que são observadas no Chile seguem a migração para altas latitudes, enquanto outras permaneceram em latitudes médias, provavelmente usando áreas críticas como zonas de alimentação durante o verão.
Além dos conhecimentos sobre o comportamento e padrões de forrageio desta espécie, este estudo é de particular interesse para promover a crescente atividade de observação de baleias, e também para embasar as ações de manejo e conservação desta espécie no Chile.
Autores:
Maritza Sepúlveda, María José Pérez‐Álvarez, Macarena Santos‐Carvallo, Guido Pavez, Carlos Olavarría, Rodrigo Moraga e Alexandre N. Zerbini
First published: 04 May 2018 https://doi.org/10.1002/aqc.2899
#’s sobre o assunto:
#VIVABaleiaFin
#Balaenopteraphysalus
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVACiência