18/11/2021

212 baleias mortas por navios baleeiros japoneses!

 

O governo japonês anunciou que, Nisshin Maru, conhecido navio de caça de baleias, retornou ao porto de Shimonoseki com 187 baleias-de-bryde e 25 baleias-sei abatidas. A baleia-sei é listada como espécie ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Essa caça às baleias durou de 15 de junho a 8 de novembro de 2021 e se manteve limitada a 200 milhas da Zona Econômica Exclusiva do Japão, área onde é permitida a atividade, tendo em vista que o Tratado da Lei do Mar proíbe a caça às baleias por países que não são membros da Comissão Baleeira Internacional (IWC).

Após todo esse massacre, o governo ainda precisa convencer cidadãos japoneses a consumirem toda essa carne. Isso porque a carne de baleia não é um item popularmente consumido, mas a indústria baleeira insiste incansavelmente em encorajar seu consumo.

O histórico do uso de carne de baleia para alimentação surgiu pós Segunda Guerra, quando o exército estimulou a criação de uma frota baleeira para suprir a fome e a falta de fontes proteicas na população da época. Já é sabido que, apenas, uma pequena parcela de japoneses já comeu, ou pretende comer carne de baleia.

Quando não consumida fresca, essa carne acaba se transformando em ração de animais, carne seca, ou ficam estocadas congeladas, à espera de um comprador.

Em julho de 2020, o governo japonês deixou a Comissão Baleeira Internacional após inúmeras tentativas de derrubada da moratória de proibição da caça, vigente desde 1986. Por anos, subsequentes a moratória, o Japão manteve sua caça com a desculpa de que fariam pesquisa, utilizando da “cota científica” para perpetuar essa matança e posteriormente comercializar carne de baleia.

O governo do Japão estabeleceu cotas para a temporada de caça às baleias de 2022: 383 baleias no total, incluindo 25 baleias-sei, 187 baleias-de-Bryde e 137 baleias-minke. A cota também inclui 34 baleias-minke que serão capturadas como “capturas acessórias” (bycatch) nas redes de pesca.

Fonte: https://savedolphins.eii.org/…/japans-whaling-ships…

1 – Sea Shepherd Conservation Society

2 – Mark J. Palmer

Ir para o topo