4/02/2021

“ A difícil semana de uma baleia azul!”

“A avaliação de riscos e a definição de áreas prioritárias são de grande importância para espécies ameaçadas. O presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores ambientais de seleção de habitat, áreas prioritárias para conservação e sobreposição com o tráfego de embarcações no norte da Patagônia Chilena, importante área de alimentação das baleias-azuis (Balaenoptera musculus).

Os resultados do estudo apontam claramente as áreas específicas onde as ações de gestão são urgentemente necessárias, principalmente considerando o número indeterminado de colisões e os níveis de exposição ao ruído da região.

Esta animação foi criada a partir dos dados de satélite e demonstram a dificuldade de uma baleia azul em se locomover dentro de uma área com grande tráfego de embarcações.

O ponto azul é uma baleia em sua área de alimentação, tentando coexistir com as embarcações e constantemente evitando o tráfego pesado de navios e barcos no Golfo de Ancud, durante o período de 22 a 29 de março de 2019.”

 

 

Título: Defining priority areas for blue whale conservation and investigating overlap with vessel traffic in Chilean Patagonia, using a fast-fitting movement model.

Autores: Luis Bedriñana-Romano, Rodrigo Hucke-Gaete, Francisco A. Viddi, Devin Johnson, Alexandre N. Zerbini, Juan Morales, Bruce Mate & Daniel M. Palacios.

#VIVACiência

#VIVAMamíferosAquáticos

#VIVABaleiasGolfinhosecia

Ir para o topo