11/06/2020

A influência do turismo no comportamento de golfinhos-rotadores (Stenella longirostris) no Mar Vermelho do Egito.

Vários estudos demonstram que baleias e golfinhos podem sofrer alterações comportamentais devido a presença de embarcações ou turistas. Estes estudos devem levar em consideração local e vulnerabilidade da espécie, para compreender se a curto, médio e/ou longo prazo estas alterações podem afetar diretamente à população e trazer danos a sua conservação.
 
Os golfinhos-rotadores possuem um certo padrão diário de comportamento, se alimentam à noite, próximo a borda da plataforma continental, e de dia se mudam para águas rasas e abrigadas, para descansar e socializar.
 
O presente estudo investigou o efeito da visitação de turistas (que podem fazer snorkel perto dos golfinhos, embora sujeitos a algumas restrições) em uma população de cerca de 600 golfinhos-rotadores (Stenella longirostris) que passam o dia regularmente na lagoa de Sha’ab Samadai, um recife perto de Marsa Alam, no Mar Vermelho do Egito.
 
O comportamento dos golfinhos foi monitorado nos dias em que os barcos turísticos estavam presentes e ausentes. Na presença de turistas, a proporção de tempo que os golfinhos passavam descansando foi reduzida em dois terços, enquanto outros comportamentos, como o de evasão, aumentaram.
 
Essas descobertas levantam preocupações de que, apesar das medidas de gestão em vigor, as atividades turísticas afetam o comportamento dos golfinhos em maior extensão do que era anteriormente aparente, com potenciais efeitos negativos a longo prazo em sua disponibilidade de energia.
 
Título: “Effects of swim‐with‐dolphin tourism on the behaviour of spinner dolphins, at Samadai Reef in the Egyptian Red Sea.”
 
Autores: Ahmed M. Shawky Fredrik Christiansen Rupert Ormond.
 
Link do artigo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/aqc.3332
 
#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVABaleiasGolfinhosecia
Ir para o topo