6/08/2020

Bactérias em borrifo de baleias-jubarte

 

As baleias jubarte realizam longos períodos de jejum enquanto migram entre suas áreas de alimentação e áreas de reprodução. Sabe-se que jejuns prolongados podem comprometer o estado fisiológico dos animais e esgotar sua energia.

Bactérias encontradas nas vias respiratórias estão diretamente relacionadas à saúde respiratória em mamíferos, podendo dar direcionamentos sobre a saúde de um indivíduo.

O presente estudo avaliou material coletado do borrifo (vapor que sai durante a respiração de baleias e golfinhos) de baleias jubarte em processo de migração. As coletas foram realizadas no período de início de migração, poucas semanas após a saída da área de alimentação na Antártica (20 amostras) e alguns meses depois, durante a saída de suas áreas de reprodução (20 amostras).

Através da genética das bactérias encontradas nesse material, os pesquisadores descobriram que, no início do jejum, os borrifos apresentavam maior diversidade e riqueza de bactérias, além de uma composição bacteriana diferente do que foi encontrado nas amostras após o longo jejum.

Este estudo fornece algumas evidências de que a microbiota do borrifo sofre influência durante a migração. Estudos em outros mamíferos já mostraram que a microbiota respiratória é extremamente sensível as alterações na imunidade, podendo ser indicadora de vulnerabilidades fisiológicas.

Título: Respiratory microbiota of humpback whales may be reduced in diversity and richness the longer they fast.

Autores: Catharina Vendl, Eve Slavich, Bernd Wemheuer, Tiffanie Nelson, Belinda Ferrari , Torsten thomas & Tracey Rogers.

#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVABaleiasGolfinhosecia

Ir para o topo