30/08/2018

BELUGAS NA MENOPAUSA

A menopausa é bastante incomum no reino animal, até agora apenas humanos (Homo sapiens), orcas (Orcinus orca) e baleias-piloto-de-peitorais-curtas (Globicephala macrorhynchus) apresentavam sinais desse fenômeno.

Segundo um estudo recente, publicado na revista Scientific Reports, duas novas espécies se juntaram ao exclusivo clube da menopausa: Baleia beluga (Delphinapterus leucas) e narval (Monodon monoceros).

A maioria das espécies se reproduz até o final de suas vidas, embora elas tendam a ter bebês com menos frequência à medida que envelhecem. Isso vale até mesmo para os parentes vivos mais próximos dos humanos, como chimpanzés e gorilas. As fêmeas das orcas geralmente param de se reproduzir por volta dos 40 anos, embora elas normalmente vivam com 60 – 80 anos, ou mais.

Baseado no que se sabe sobre humanos e Orcas, Sam Ellis – pesquisador e principal autor do estudo- sugere que compartilham algumas semelhanças na estrutura social. Os membros de ambas as espécies, por exemplo, vivem muito tempo e usam sua experiência para ajudar seus filhos e netos a sobreviver. Quando os recursos são escassos, uma fêmea mais velha tem mais incentivo para ajudar o grupo do que o resto do grupo a ajudá-la. “Então elas param de se reproduzir para favorecer seus netos”, disse Ellis, citando uma possível razão evolucionária para a menopausa.

Estudar espécies que também têm menopausa pode ajudar os pesquisadores a entender como a menopausa evoluiu, e essa informação tem um possível impacto para os seres humanos, conclui o pesquisador.

Fonte: cbc.ca

#’s sobre o assunto:
#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
#Delphinapterusleucas

Ir para o topo