17/05/2018

HUMANOS ATRAPALHANDO O DESCANSO DOS GOLFINHOS-ROTADORES…

Um recente estudo realizado no Egito mostrou que cada vez mais há evidências de que as atividades de observação de baleias e golfinhos têm efeitos prejudiciais nas populações alvo de cetáceos.

No Egito, os golfinhos-rotadores (Stenella longirostris) ocorrem regularmente nas áreas dos recifes de Samadai, Satayah e Qubbat’Isa.

Em Samadai o turismo e nado com os com golfinhos é regulamentado, em Satayah não há nenhum regulamento e em Qubbat’Isa essa atividade não ocorre.

O estudo mostrou que em comparação com o local sem atividade turística, Qubbat’Isa, o descanso dos golfinhos foi interrompido, principalmente em Satayah, onde o turismo não tem nenhuma regulamentação, porém em Samadai onde existe uma regulamentação da atividade, as medidas de proteção reduziram o nível de perturbação.

Os pesquisadores então recomendam que medidas semelhantes sejam implementadas em outros locais de turismo de golfinhos, e que nenhuma nova operação seja iniciada até que os impactos de longo prazo sobre esses animais sejam melhores compreendidos, enfatizando a necessidade de adotar abordagens preventivas na pesquisa e no manejo da observação de baleias e golfinhos.

Autores:
Maddalena Fumagalli, Amina Cesario, Marina Costa, John Harraway, Giuseppe Notarbartolo di Sciara, Elisabeth Slooten

Published 25 April 2018.DOI: 10.1098/rsos.172044

Fonte: RoyalSocietyPublishing.org

#’s sobre o assunto:
#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos

Ir para o topo