16/07/2020

Identificação de um fóssil de golfinho como predador alfa!

As baleias e golfinhos modernos são super adaptados à vida marinha. Os esqueletos eocenos de baleias ilustram a transição da locomoção semi-aquática para a aquática, incluindo o desenvolvimento de um corpo fusiforme e a redução dos membros posteriores.

O presente estudo analisou um esqueleto quase completo do extinto golfinho Ankylorhiza tiedemani, do Oligoceno da Carolina do Sul. Anteriormente, esta espécie era conhecida apenas pela estrutura de seu crânio, hoje, com outros fragmentos disponíveis , foi possível fazer uma maior comparação.

O esqueleto, bem preservado, sugere que era um predador de grandes presas, que sabia nadar relativamente rápido, indicando que a espécie poderia ocupar um nicho semelhante às orcas, na cadeia alimentar, há cerca de 25 milhões de anos. Os pesquisadores estimam que foi o primeiro cetáceo conhecido  capaz de usar a ecolocalização  para a caça.

Título: “Convergent Evolution of Swimming Adaptations in Modern Whales Revealed by a Large Macrophagous Dolphin from the Oligocene of South Carolina.”

Autores: Robert W. Boessenecker, Morgan Churchill, Emily A. Buchholtz, Brian L. Beatty, Jonathan H. Geisler.

https://www.cell.com/current-biology/pdfExtended/S0960-9822(20)30828-9

#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVABaleiasGolfinhosecia

Ir para o topo