6/09/2018

IMAGEM INFRAVERMELHA: MAIOR DETECÇÃO DE MAMÍFEROS MARINHOS

Normalmente, o monitoramento de mamíferos marinhos, se dá através de observações visuais por uma equipe treinada, que geralmente são limitados por períodos de luz do dia com boa visibilidade (por exemplo, com pouca neblina etc.), mesmo em condições climáticas perfeitas, a presença de mamíferos marinhos pode ser perdida pelos observadores/ pesquisadores.

Uma tecnologia para melhorar a eficácia do monitoramento é o uso de dispositivos de imagem infravermelho (IR). A tecnologia IR mede o calor irradiado de um objeto e o contraste de calor entre dois objetos. A tecnologia de RI é adequada para monitoramento de mamíferos marinhos, pois esses animais devem vir à superfície para respirar, e a imagem infravermelha fornece um claro contraste de temperatura entre o animal e a água, facilitando a detecção através de observações visuais e automatizadas.

Nesse estudo, o sistema de câmeras de infravermelho mostrou uma melhora na eficácia da detecção de mamíferos marinhos na superfície durante o dia, possibilitou capacidade de detecção à noite. Foi testado também o uso de um avançado sistema de câmeras IR capaz de monitorar simultaneamente 360 °. Além disso, a câmera IR também permitiu a medição precisa da distância dos mamíferos marinhos das embarcações.

Título: Surveillance of Marine Mammals in the Safety Zone Around an Air Gun Array With the Help of a 360° Infrared Camera System

Autores: Jürgen Weissenberger, Statoil ASA, Porsgrunn, Norway, jurw@statoil.com Daniel P. Zitterbart, AWI, Bremerhaven, Germany

Fonte: ResearchGate.net

#’s sobre o assunto:
#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos
#VIVAMamíferosMarinhos

Ir para o topo