26/07/2018

LIMITES DE VELOCIDADE DE EMBARCAÇÕES DIMINUEM ACIDENTES COM BALEIAS-FRANCA-DO-ATLÂNTICO-NORTE

Para reduzir as mortes de Eubalaena glacialis (Baleia-franca-do-atlântico-norte) causadas por colisões de navios ao longo da costa leste dos EUA, uma regra foi implementada em dezembro de 2008 exigindo que todos os navios de 19,8 metros, viajassem a 10 nós de velocidade (18,5 km/h) ou menos, em dez áreas estabelecidas.

Para avaliar essa regra, foram identificados os locais de todas as carcaças de baleias franca e baleias jubarte (Megaptera novaeangliae) relacionadas às colisões com navios desde dezembro de 1990. No período de 18 anos antes do estabelecimento da regra, 13 de 15 (87%) baleias francas e 12 de 26 (46%) baleias jubarte mortas por navios foram encontradas dentro de limites dessa área.

Nos primeiros 5 anos depois que a regra entrou em vigor, nenhuma baleia-franca foi encontrada dentro ou próxima a essa região!

Os resultados indicam que a regra foi eficaz na redução das mortes das baleias. Sendo assim, foi sugerida a ampliação dessa área, incluindo partes do corredor migratório da baleia franca.

Título: Effectiveness of mandatory vessel speed limits for protecting North Atlantic right whales

Autores: David W. Laist, Amy R. Knowlton, Daniel Pendleton.

Fonte: ResearchGate.net

#’s sobre o assunto:
#VIVACiência
#VIVAMamíferosAquáticos

Ir para o topo