6/12/2018

O EMALHAMENTO LETAL EM BALEIAS DE BARBATANAS

Compreender os cenários em que o emalhamento das grandes baleias pelas artes de pesca induz a mortalidade é importante para o desenvolvimento de estratégias de mitigação.

Esse estudo apresenta uma série de 21 casos envolvendo 4 espécies de baleias de barbatanas no Atlântico Norte, descrevendo o histórico de observação disponível, observações de necropsia e posterior análise de dados que possibilitou a compilação das maneiras pelas quais o emaranhamento pode ser letal.

A causa aguda única de mortalidade identificada foi afogamento, devido a incapacidade do animal subir à superfície para respirar.

Causas mais prolongada de mortes incluiu o forrageamento prejudicado durante o emaranhamento, resultando em fome depois de muitos meses; infecção sistêmica decorrente de emaranhamento provocando feridas; hemorragia ou debilitação devido aos graves danos relacionados com os petrechos nos tecidos do animal.

Lesão séria induzida por petrechos pode incluir laceração de vasos, oclusão das narinas e incorporação de linha no osso.

Estes dados mostram que o emalhamento de baleia não é apenas uma questão importante para a conservação de algumas populações de baleias de barbatana, mas também é uma grande preocupação com o bem-estar de cada indivíduo afetado.

Título: Lethal entanglement in baleen whales

Autores: Rachel M. Cassoff, Kathleen M. Moore, William A. McLellan, Susan G. Barco, David S. Rotstein, Michael J. Moore6.

Foto: Acervo VIVA Baleias, Golfinhos e cia.

#VIVACiência
#STOPbyCatch
#STOPbyCatchDay
#PAREaCapturaAcidental

https://www.int-res.com/abstracts/dao/v96/n3/p175-185/

Ir para o topo