12/02/2019

POR QUE CELEBRAR DARWIN?

Charles Robert Darwin é uma figura histórica. Sua jornada, do embarque no HMS Beagle até a publicação de um dos livros mais famosos da humanidade (“A Origem das Espécies“, 1859), é motivo de estudos e discussões até os dias atuais. O fato é que suas ideias sobre a origem, adaptação e seleção natural transformaram o pensamento científico e a forma como encaramos a diversidade da vida.

Darwin construiu todo o pensamento evolutivo baseado na manipulação de amostras, observação criteriosa da natureza, leitura e dedução. Seu trabalho é anterior às Leis de Mendel (criadas por Gregor Mendel em 1865/66 mas só aceitas no início do século XX) e à descoberta da estrutura do DNA (publicada em 1953, por James Watson e Francis Crick). De forma bem simplificada e resumida, o processo que ele nomeou de Seleção Natural referia-se aos indivíduos que apresentassem características favoráveis à situação ambiental presente no momento tenderiam a possuir taxa de vida maior e de reprodução, ampliando assim aquelas características (reconhecidas posteriormente como genes) nas populações.

É importante lembrar que a publicação de “A Origem das Espécies” ocorreu num período de forma forte presença religiosa na Inglaterra e no mundo. Sendo assim, é possível entender o longo período de preparação do livro e as reações negativas que Darwin sofreu após a publicação. Sua coragem em apresentar fortes argumentos e evidências, somados ao legado de publicações devem ser celebrados pelas gerações.

Há relatos de celebração do início do século XX. O evento International Darwin Day Celebration começou com três entusiastas darwinistas: Dr. Robert Stephens (Humanist Community of Silicon Valley, 1995), Prof. Massimo Pugliucci (University of Tennessee, 1997) e Amanda Chesworth (New Mexico, 2000). Atualmente, o evento internacional é comemorado dia 12 de fevereiro (data do nascimento de Darwin) e gerenciado pela American Humanist Association e tem a missão de inspirar as pessoas através do planeta para refletir e agir nos princípios da bravura intelectual, curiosidade permanente, pensamento científico e busca pela verdade como Charles Darwin fazia.

Texto Marcio Motta
Para ler esse e outros textos relacionado à história natural e evolução, visite:

https://tentilhao.wordpress.com/…/…/por-que-celebrar-darwin/

Imagem: Acervo VIVA

#VIVACiência
#DiadeDarwin
#DarwinDay

Ir para o topo